• Carregando...
 |
| Foto:

Análise

Mestre em Ciência Política pela UFPR, Daniela Neves

Desde a divulgação da pesquisa anterior do Ibope passaram-se duas semanas, tempo curto, e neste período o que ocorreu de novo foi o início do horário eleitoral no rádio e na tevê. Porém, essa novidade não pôde ser captada pela sondagem porque os candidatos a prefeito apareceram uma vez na propaganda eleitoral nos dias em que as respostas foram coletadas. Por isso, o resultado desta pesquisa, principalmente a subida de Ratinho Júnior (PSC) na pergunta estimulada, é um bom sinal para a campanha dele, mas os três continuam embolados. No decorrer da campanha será possível perceber se essa subida do candidato do PSC vai resultar em voo.

Para Ratinho, o resultado mais importante é o de segundo turno: ele tem hoje a preferência dos eleitores, tanto no cenário de votação com Luciano Ducci (PSB), quanto com Gustavo Fruet (PDT). Isso é importante porque, apesar de ele continuar tendo uma rejeição alta (17%), já diminuiu a resistência ao seu nome, pois há duas semanas era de 22%. Ducci e Fruet também conseguiram diminuir a rejeição, o que aumenta o potencial de conquista de novos votos.

Segundo os eleitores ouvidos pelo Ibope, o horário eleitoral é pouco importante ou nada importante para 77%. Se a resposta for coerente com a realidade, Ratinho continuará tendo vantagem, porém há pesquisas acadêmicas que mostram que os eleitores dizem não gostar, mas olham a propaganda eleitoral de rádio e tevê. E o tempo de propaganda de Ducci e Fruet é maior do que de Ratinho, que tem 1/3 do tempo do prefeito e a metade do pedetista.

O prefeito também conseguiu aumentar a satisfação dos eleitores à sua administração. Há duas semanas, 36% diziam que a administração era boa ou ótima e agora são 41% que têm essa opinião. O tempo maior na televisão pode fazer com que Ducci mostre seus feitos e consiga reverter essa maré de baixa. Da mesma forma, Gusvavo Fruet, que tem a menor rejeição dentre os três, pode conquistar novos eleitores com o horário eleitoral.

Os números da segunda pesquisa Ibope/RPC para a prefeitura de Curitiba divulgados ontem indicam que o candidato Ratinho Jr. (PSC) venceria a disputa em qualquer um dos dois cenários de segundo turno apresentados pelo instituto em que ele aparece. Em um deles, a pesquisa indica Ratinho Jr. com 38% e o atual prefeito Luciano Ducci (PSB) com 34% das intenções de voto. Em outro, Ratinho também aparece com 38% dos votos e Gustavo Fruet (PDT) com 34%. Um terceiro cenário analisa um segundo turno entre Ducci e Fruet. Nessa situação, o prefeito aparece com com 32% das intenções de voto contra 37% do pedetista. A margem de erro do levantamento é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos.

>>Assista: vídeo com a opinião dos jornalistas Sandro Moser e Katna Baran sobre a segunda pesquisa Ibope

Empate

Na pesquisa estimulada, os três principais candidatos estão tecnicamente empatados, com Ratinho Jr. a frente com 27% das intenções de voto. O primeiro levantamento Ibope também mostrou uma disputa embolada entre os três concorrentes, mas com Ducci liderando. Agora Luciano Ducci aparece com 23% das intenções de voto, dois pontos porcentuais a menos que na última pesquisa. Já Fruet aparece com três pontos a menos, passou de 24% para 21%. Rafael Greca (PMDB) manteve o quarto lugar com os mesmos 6% da primeira sondagem.

O professor de estratégia eleitoral da UFPR Anselmo Chaves destaca que o crescimento de Ratinho Jr. na pesquisa não pode ser apontado como uma tendência. "Não dá para concluir que existe um padrão de crescimento uma vez que são apenas duas pesquisas", analisa. Ele aponta que, como o porcentual de votos brancos, nulos ou indecisos não apresentou grandes alterações, os números podem indicar apenas uma flutuação de amostragem. "A diferença ainda é pequena e só podemos ver isso com as próximas pesquisas."

O cientista político Ricardo Costa de Oliveira, da UFPR, explica que essa oscilação nos números ocorre em função da própria metodologia de pesquisa. "Não há definição de que algum candidato esteja com a vaga garantida no segundo turno", destaca. Para ele, a condução das campanhas deve compor os próximos cenários de pesquisa, principalmente com a intensificação do horário eleitoral gratuito no rádio e na tevê, que começou a ser veiculado nesta semana. "A grande questão é saber se o Ratinho terá fôlego para sustentar a posição já que o partido e o apoio são menores e ele não tem grande penetração nos formadores de opinião", aponta.

Propaganda

Na opinião dos analistas políticos, a maior parte do eleitorado ainda não conhece os principais candidatos à prefeitura da capital e o horário eleitoral gratuito deve ser importante para configurar tendências – nas pesquisas e nas estratégias a serem adotadas pelos concorrentes. "Os candidatos têm de trabalhar para mostrar quem são e apresentar suas propostas. Só na próxima rodada [de pesquisas] as teias que ainda estão amarradas serão desenroladas", aponta a cientista política Sandra Avi dos Santos.

Um dos aspectos ressaltados por Oliveira em relação ao horário eleitoral é o tempo de rádio e tevê de Ducci, o maior entre os concorrentes. "Beneficia o candidato, mas, por outro lado, pode aumentar a rejeição, já que tem uma exposição maior", diz. Conforme os dados do Ibope, a rejeição de Ducci caiu, passou de 24% para 18%.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Eleições em Debate | 4:43

A nova pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta-feira, permite mostrar quem caiu e quem subiu nos últimos dias na preferência do curitibano. Mas ainda não registrou o efeito da campanha na tevê: apenas um programa gratuito foi ao ar antes do levantamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]