PT do Paraná buscará apoios em São Paulo e em Brasília
Lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná seguem para São Paulo e para Brasília nesta terça-feira (9) para buscar apoios para as disputas do segundo turno no estado
Dois dias depois da definição do segundo turno em Curitiba, vereadores da base aliada do prefeito Luciano Ducci (PSB) começam a "sair do armário" e definir seu apoio para a nova fase da disputa. Os tucanos Felipe Braga Cortes e Nely Almeida anunciaram que irão apoiar Gustavo Fruet (PDT), independentemente da posição do partido que deve ser definida até quinta-feira. Com isso, os dois se juntam a Celso Torquato (PSD) e Caíque Ferrante (PRP), que já apoiaram o pedetista no primeiro turno, apesar de seus partidos apoiarem Ducci.
Braga Cortes, reeleito, declarou na tribuna o apoio à candidatura de Fruet e relembrou que assim o fez nas eleições anteriores disputadas por Fruet, para senador e deputado federal. Na época, Fruet era colega de partido Braga Corte, no PSDB. O vereador também alfinetou os petistas da Câmara, dizendo que, ao contrário deles, apoiou o candidato no passado.
Nely não subiu a tribuna para declarar voto ao candidato, mas aplaudiu o discurso de Braga Cortes e declarou aos jornalistas presentes que apoiaria Fruet. A vereadora não se candidatou à reeleição.
Em entrevista à rádio CBN, o candidato Edson do Parolin (PSDB) - que não foi eleito - declarou ter "forte tendência" - de apoiar Fruet. O pedetista terá o apoio do vereador eleito Chicarelli (PSDC), segundo declaração dada pelo novato à rádio.
Em contrapartida, Emerson Prado (PSDB) - que também não foi eleito - disse à CBN que vai apoiar Ratinho Junior.
Indefinidos
O grupo de partidos que apoiou o prefeito soma 29 vereadores na Casa, atualmente. Nenhum desses partidos manifestou apoio oficial aos dois candidatos do segundo turno. A expectativa é de que PRB (que conta com um vereador) e PSD e PSB (que têm três) definam suas posições até esta quarta-feira. DEM, PSL, PP e PSDB devem se decidir até o fim da semana. PPS deve tomar posição só na segunda-feira.
Filiado ao PSB, Ducci declarou neutralidade na disputa.
Já o PMDB, do candidato derrotado Rafael Greca, tem dois vereadores na Casa e decidiu, na segunda-feira (9), apoiar o candidato Ratinho Júnior (PSC), a despeito de o próprio Greca ainda não ter se posicionado. Entretanto, a vereadora Noemia Rocha disse que pretende pedir liberação ao presidente municipal do partido, Roberto Requião, para apoiar Fruet. Já Algaci Túlio não quis se manifestar sobre o assunto.