PT do Paraná buscará apoios em São Paulo e em Brasília

Lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná seguem para São Paulo e para Brasília nesta terça-feira (9) para buscar apoios para as disputas do segundo turno no estado

Leia matéria completa

CARREGANDO :)

Dois dias depois da definição do segundo turno em Curitiba, vereadores da base aliada do prefeito Luciano Ducci (PSB) começam a "sair do armário" e definir seu apoio para a nova fase da disputa. Os tucanos Felipe Braga Cortes e Nely Almeida anunciaram que irão apoiar Gustavo Fruet (PDT), independentemente da posição do partido – que deve ser definida até quinta-feira. Com isso, os dois se juntam a Celso Torquato (PSD) e Caíque Ferrante (PRP), que já apoiaram o pedetista no primeiro turno, apesar de seus partidos apoiarem Ducci.

Publicidade

Braga Cortes, reeleito, declarou na tribuna o apoio à candidatura de Fruet e relembrou que assim o fez nas eleições anteriores disputadas por Fruet, para senador e deputado federal. Na época, Fruet era colega de partido Braga Corte, no PSDB. O vereador também alfinetou os petistas da Câmara, dizendo que, ao contrário deles, apoiou o candidato no passado.

Nely não subiu a tribuna para declarar voto ao candidato, mas aplaudiu o discurso de Braga Cortes e declarou aos jornalistas presentes que apoiaria Fruet. A vereadora não se candidatou à reeleição.

Em entrevista à rádio CBN, o candidato Edson do Parolin (PSDB) - que não foi eleito - declarou ter "forte tendência" - de apoiar Fruet. O pedetista terá o apoio do vereador eleito Chicarelli (PSDC), segundo declaração dada pelo novato à rádio.

Em contrapartida, Emerson Prado (PSDB) - que também não foi eleito - disse à CBN que vai apoiar Ratinho Junior.

Indefinidos

Publicidade

O grupo de partidos que apoiou o prefeito soma 29 vereadores na Casa, atualmente. Nenhum desses partidos manifestou apoio oficial aos dois candidatos do segundo turno. A expectativa é de que PRB (que conta com um vereador) e PSD e PSB (que têm três) definam suas posições até esta quarta-feira. DEM, PSL, PP e PSDB devem se decidir até o fim da semana. PPS deve tomar posição só na segunda-feira.

Filiado ao PSB, Ducci declarou neutralidade na disputa.

Já o PMDB, do candidato derrotado Rafael Greca, tem dois vereadores na Casa e decidiu, na segunda-feira (9), apoiar o candidato Ratinho Júnior (PSC), a despeito de o próprio Greca ainda não ter se posicionado. Entretanto, a vereadora Noemia Rocha disse que pretende pedir liberação ao presidente municipal do partido, Roberto Requião, para apoiar Fruet. Já Algaci Túlio não quis se manifestar sobre o assunto.