Após uma semana de tempo bom e calor de até 30°C, o verão londrino voltou a ficar instável ontem, trazendo chuva e temperaturas por volta dos 18°C ao segundo dia da Olimpíada. Partidas de tênis chegaram a ser adiadas para hoje, enquanto torcedores se protegeram com guarda-chuvas, capas e até bandeiras - mas sem perder a animação.
O domingo amanheceu ensolarado na capital do Reino Unido, mas as nuvens começaram a aparecer por volta de meio-dia e pancadas de chuva vieram logo em seguida em pontos isolados da cidade. O tempo permaneceu instável até o começo da noite.
Por causa disso, a organização dos Jogos Olímpicos decidiu adiar dez provas de tênis, entre elas a das irmãs americanas Venus e Serena Williams, que conquistaram a medalha de ouro em 2000 e 2008 e estreariam contra as romenas Sorana Cirstea e Simona Halep. Também tiveram seu jogo reagendado os suíços Roger Federer e Stanislas Wawrinka, campeões em Pequim-2008 e que se preparavam para encarar japoneses Kei Nishikori e Go Soeda.
Alguns confrontos de simples foram suspensos já depois de terem sido iniciados, como o do sérvio Novak Djokovic, número 2 do mundo, que empatava em 6-6 com o italiano Fabio Fognini no primeiro set.
As únicas partidas que não tiveram que ser suspensas ou adiadas foram as da quadra central do All England Club, que possui teto retrátil. Assim, o brasileiro Thomaz Bellucci pôde estrear normalmente diante do francês Jo-Wilfried Tsonga, no quarto duelo do dia no local.
Em Horseguards Parade, no centro de Londres, onde está sendo disputado o vôlei de praia, as arquibancadas e a quadra estão a céu aberto, mas mesmo assim os torcedores disseram não se incomodar com o mau tempo. "Vamos enfrentar a chuva com um guarda-chuva e muita animação", disse a inglesa Kay Yamanuka. O russo Yuri Kashni também levava um guarda-chuva na mão e falou que não tinha como reclamar. "O tempo aqui é assim mesmo, eu já conheço", comentou.
O alemão Matthias Koch estava preparado para ver a dupla Sara Goller e Laura Ludwig enfrentar as australianas Louise Bawden e Becchara Palmer. "Tenho uma capa e não importa muito se chove ou não. Quando comprei o ingresso nem pensei nisso", disse. O escocês John Devine nem estava preparado, mas também pouco se importava. "Estou só com essa jaqueta, mas se chover não tem problema", falou, como alguém que está acostumado ao tempo instável do Reino Unido. O Met Office, o instituto de meteorologia britânico, afirma que o tempo deve continuar assim nesta semana em Londres.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião