O Brasil vai disputar a medalha de ouro no vôlei masculino da Olimpíada do Rio. Na noite desta sexta-feira (19), no Maracanãzinho, o time de Bernardinho bateu a Rússia por 3 sets a 0: 25-21, 25-20 e 25-17.
Foi, de longe, a melhor atuação da seleção no campeonato. A equipe perdeu duas vezes na primeira fase, teve dificuldades contra a Argentina nas quartas de final, mas foi impecável contra os russos.
A defesa funcionou bem, o aproveitamento no saque foi alto e Wallace, mais uma vez, mostrou muita eficiência no ataque – terminou a partida com 18 pontos. Os gritos de “o campeão voltou” dominaram as arquibancadas.
A vitória ainda tem sabor de vingança para a equipe verde-amarela. Nos últimos Jogos de Londres, os europeus impediram o título brasileiro com uma virada incrível na decisão. Agora, em casa, foi a vez de dar o troco.
Esta é a quarta final olímpica consecutiva da seleção. A equipe levou o ouro em Atenas-2004 e ficou com a prata em Pequim-2008 e Londres-2012. Na última vez que subiu ao lugar mais alto do pódio, a vitória foi contra a Itália, justamente a adversária da decisão do próximo domingo, às 13h15. As duas equipes já se enfrentaram na primeira fase do torneio e os europeus levaram a melhor por 3 sets a 1.
A disputa do bronze, entre Rússia e Estados Unidos, será um pouco mais cedo, às 9h30, também no Maracanãzinho.
O Brasil está em busca do terceiro ouro na modalidade. Além da conquista de 2004, o time masculino também foi campeão em Barcelona-1992.
O jogo
O Brasil dominou o primeiro set e perdeu a liderança no placar apenas uma vez. Mesmo assim, a vantagem era mínima até a seleção engatar uma série de boas defesas e abrir 20-15. A partir daí foi só administrar e fechar em 25-21.
Na segunda parcial, parecia que os papéis iam se inverter. Os russos controlaram o placar até 16-14, mas o time brasileiro virou e, após uma ótima passagem de Lucão pelo saque, abriu 22-18. No fim, confirmou a vitória por 25-20.
No último set, logo de cara o Brasil abriu 5 a 1 e mostrou estar disposto a definir logo a partida. A superioridade foi imensa e os russos pareciam atordoados. O time da casa chegou a abrir sete pontos de vantagem. A vitória com autoridade foi definida com 25-17.