Sem precisar forçar muito, a seleção feminina de futebol do Brasil, mais uma vez liderada pela talentosa Marta, estreou nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 com uma contundente vitória por 3 a 0 sobre a China, nesta quarta-feira (3), no Estádio Olímpico (Engenhão), iniciando com o pé direito o caminho rumo ao inédito ouro olímpico.
GALERIA: veja as imagens da partida feitas pelo fotógrafo Albari Rosa
Apoiadas pela torcida carioca, as meninas do Brasil abriram o placar aos 34 minutos de jogo com a zagueira Mônica, que aproveitou rebote da zaga chinesa após cobrança de escanteio para balançar as redes, de cabeça.
No segundo tempo, Marta apareceu para dar mais tranquilidade ao Brasil, fazendo bela jogada e servindo a atacante Andressa Alves, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes, aos 13 do segundo tempo.
Nos acréscimos, ainda deu tempo de Cristiane deixar sua marca, escorando de cabeça um cruzamento na área que a goleira chinesa não alcançou.
A vitória foi o primeiro passo para as brasileiras rumo ao tão sonhado ouro olímpico, que fugiu em Atenas-2004 e Pequim-2008, quando acabaram vice-campeãs.
Pelo mesmo Grupo E do torneio feminino de futebol, a Suécia, outra favorita à classificação, venceu a África do Sul por 1 a 0 na primeira competição dos Jogos do Rio-2016, mais cedo.
Com o resultado, brasileiras e suecas estão empatadas na liderança da chave com três pontos, enquanto China e África do Sul ainda não pontuaram.
Marta e companhia voltam a campo neste sábado para enfrentar a Suécia, novamente no Estádio Olímpico, num confronto entre as duas potência do Grupo E e que valerá a classificação antecipada às quartas de final do torneio. No mesmo dia e local, as chinesas buscarão a recuperação contra as sul-africanas.
Pelo Grupo F, o Canadá, graças ao gol-relâmpago de Becky aos 20 segundos de jogo, o mais rápido da história dos Jogos Olímpicos, e outro de Sinclair, derrotou a Austrália por 2 a 0, apesar de contar com uma jogadora a menos desde os 17 minutos do primeiro tempo. Zimbábue e Alemanha fecham a rodada da chave ainda nesta quarta-feira.
Já no Grupo E, os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos e mundiais, encaram a Nova Zelândia, enquanto a França mede forças com a Colômbia.