Em clima olímpico e mesmo sem contar com sua força máxima, a seleção feminina de basquete venceu na noite desta sexta-feira a Venezuela, por 112 a 41, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra. A partida foi válida pelo Aquece Rio Evento-Teste Jogos Rio 2016. Neste sábado, o Brasil volta à quadra, às 20h30, para enfrentar a Argentina. Antes, às 18h, acontece o duelo entre Argentina e Venezuela.
“Estamos vivendo o clima da Olimpíada e estou muito feliz por ter feito a primeira cesta do Brasil e de três pontos na nova Arena. É importante também a confiança que o técnico tem em você, poder fazer parte desse ciclo olímpico e quem sabe fechar a minha carreira de forma positiva com um pódio. São vibrações positivas e eu acredito que 2016 vai ser um ano muito bom”, comentou a ala Iziane Marques, cestinha da partida com 30 pontos. Também foram destaque as pivôs Clarissa, que marcou 28 pontos, e Érika de Souza, com um Duplo-Duplo de 20 pontos e 14 rebotes.
A seleção brasileira disputa o torneio sem nove das 12 atletas convocadas inicalmente. Sete delas pediram dispensa, seguindo orientação de seus clubes, participantes da Liga de Basquete Feminino (LBF). A entidade promove um boicote à Confederação Brasileira (CBB) pedindo mudanças na gestão do basquete feminino. Além disso, duas outras jogadoras se contundiram.
Ainda na sexta, na preliminar da vitória do Brasil, a Austrália superou a Argentina sem problemas: 87 a 37.