A judoca brasileira Mariana Silva iniciou sua trajetória nos Jogos do Rio com vitória sem sustos sobre a ganesa Szandra Szogedi, nesta terça-feira (9), pela categoria até 63 kg.
Muito superior tecnicamente, paulistana de 26 anos só precisou de um minuto para despachar a adversária, com uma chave de perna.
Nas oitavas de final, Mariana terá uma adversária bem mais difícil pela frente, a alemã de origem polonesa Martyna Trajdos, atual campeã europeia.
Masculino
O judoca brasileiro Victor Penalber também teve estreia tranquila na categoria até 81 kg, com vitória por estrangulamento sobre moçambicano Marlon Acácio.
O carioca de 26 anos entrou no tatame aos gritos de “O lê lê, o lá, lá, Victor vem aí, o bicho vai pegar!”
De fato, o moçambicano não resistiu por muito tempo. Começou levando shido com 30 segundos de combate por tentar travar a luta e foi derrubado pouco depois por Penalber, que deu sequência no chão, com o estrangulamento.
Ele já havia vencido o mesmo adversário por ippon, no ano passado, quando conquistou o bronze no Mundial de Astana, a única medalha brasileira naquela edição.
Na próxima fase, Victor terá pela frente Sergiu Toma, dos Emirados Unidos, que derrotou na estreia o alemão Sven Maresch.
De origem moldava, Toma também conquistou um bronze em Mundial, em 2011, em Paris, quando ainda competia pelo seu país de origem.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”