O caro acordo de patrocínio da Ambev para a Olimpíada do Rio de Janeiro está rendendo frutos para a empresa nos estandes de venda.
A companhia brasileira tem vendido sua marca Skol em copos de souvenir, cada um deles ornado com o brasão de um esporte olímpico diferente. A estratégia está levando os espectadores a gastar centenas de reais em cerveja para completar a coleção de 42 tipos diferentes de copos.
Não apenas a Ambev está vendendo um monte de cerveja, como está introduzindo o nome da Skol em diferentes armários de cozinha ao redor do mundo. A popularidade dos copos faz sentido em um evento onde camisetas da loja oficial da Rio-2016 custam R$ 95, o que, em comparação, faz com que o combo cerveja/copo por R$ 13 seja considerado uma barganha.
No Maracanã, onde a seleção feminina de futebol do Brasil estava enfrentando a Suécia na semifinal, na terça-feira (16), os estandes da Skol estavam fervilhando. “É claro que estou comprando cerveja por causa dos copos”, disse Cláudia Maria Dias de Sousa, 58 anos, uma professora de educação física de Belém, no Pará. “São lembranças da Olimpíada para meus amigos”.
Cláudia disse que já comprou oito tipos diferentes de copos de plástico até o momento. Ela foi ouvida pedindo um copo do basquete. Os de futebol estavam esgotados.
Busca implacável
Em um jogo de basquete no sábado (13) à noite, um espectador dispensou um dos copos verde e amarelo em uma lixeira no intervalo da partida. Em questão de segundos, alguém o recuperou do meio do lixo e o adicionou a uma pilha de mais de dez copos que já estava carregando por aí.
“As pessoas são movidas pela percepção de que estão comprando algo especial e acabam gastando dinheiro extra”, diz Joe Favorito, um especialista em marketing esportivo que leciona na Universidade Columbia, em Nova Iorque. “É uma grande oportunidade para a marca Skol”.
Em resposta à corrido pelos copos e para promover o consumo responsável, a Ambev diz que preparou espaços em separado nos palcos de eventos para que os fãs possam trocar copos como se fosse cartões de Pokemon.
A estratégia da Skol não é inteiramente nova. A Budweiser, que a Ambev vende como uma marca premium no Brasil, tinha um copo colecionável na Copa do Mundo de 2014. A Coca-Cola também fez algo similar. Mas o truque de construir uma coleção de copos torna a estratégia da Skol única.
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