A seleção brasileira de polo aquático masculino conseguiu nesta quarta-feira um feito histórico. De virada, a equipe venceu por 6 a 5 o time da Sérvia, atual tricampeão mundial. A partida, disputada no Centro Aquático Maria Lenk, foi válida pela fase de grupos. Com a vitória, o Brasil se classificou para as quartas de final do torneio.
O Brasil começou perdendo, com um gol de Filip Filipovic, faltando 6m15s para o fim do primeiro quarto (as partidas são disputadas em quartos de 8 minutos). A Sérvia ampliou com Sava Randelovic, que marcou ainda no fim da primeira etapa. No segundo quarto, o Brasil diminuiu com um gol de Josip Vrlic, sérvio natualizado brasileiro, para em seguida sofrer mais um gol. A equipe nacional ainda empataria antes da primeira metade de jogo, que entrou no terceiro quarto empatado por 3 a 3.
No terceiro quarto, os brasileiros marcaram mais duas vezes, indo para a etapa decisiva com uma vantagem de 5 a 3 – o que é quase nada no polo aquático: é comum que as partidas passem dos 10 gols. O tiro decisivo ficou nas mãos do estreante Gustavo “Grummy” Guimarães, que participa pela primeira vez de uma Olimpíada e marcou de pênalti para o Brasil, quando faltavam apenas 46s para o fim do jogo. A Sérvia ainda ofereceu perigo ao gol brasileiro mais uma vez, mas era tarde demais.
O artilheiro do Brasil na partida, com dois gols, foi justamente o jogador “importado” do adversário: Vrlic.
Embora seja pouco popular no país, o polo aquático é o primeiro esporte coletivo a fazer parte dos Jogos Olímpicos: fez sua estreia em Paris-1900, apenas na categoria masculina. As mulheres passaram a competir em Sydney-2000. A seleção feminina está na terceira colocação na fase de grupos, atrás de Itália e Austrália.