Mayra Aguiar com a medalha de bronze conquistada no judô na Olimpíada no Rio de Janeiro.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Badminton

Feminino: Lohaynny Vicente perdeu para a indiana Saina Nehwal, número 5 do mundo, por 2 sets a 0, na estreia brasileira na modalidade.

CARREGANDO :)

Basquete

CARREGANDO :)

Masculino: Brasil 76 x 80 Croácia

Feminino: Brasil 64 x 74 França

Publicidade

Boxe

Meio médio (64 kg): em sua estreia, o brasileiro Joedison Teixeira venceu por pontos o argelino Abdelkader Chadi em decisão divida dos juízes.

Esgrima

Feminina por equipes: a equipe brasileira, formada por Amanda Simeão, Nathalie Moellhausen e Rayssa Costa, perdeu por 45 a 32 para as ucranianas Yana Shemyakina, Kseniya Pantelyeyeva e Olena Kryvytska no torneio de espada e eliminada.

Ginástica artística

Feminina simples: a brasileira Rebeca Andrade terminou em 11.º lugar. A campeã foi a norte-americana Simone Biles.

Handebol

Masculino: em duelo emocionante, a equipe brasileira venceu nada menos que a atual campeão da Europa e líder do ranking mundial, Alemanha. Com o apoio da torcida, a equipe da casa buscou a heroica vitória por 33 a 30.

Judô

100 kg masculino: Rafael Buzacarini venceu o uruguaio Pablo Aprahamian na fase de 16 avos de final.

Publicidade

100 kg masculino: por diferença de somente uma punição, Rafael Buzacarini perdeu para o atual campeão mundial, o japonês Ryunosuke Haga, nas oitavas de final e foi eliminado.

78 kg feminino: Mayra Aguiar venceu a australiana Miranda Giambelli nas oitavas de final.

78 kg feminino: Mayra Aguiar venceu a alemã Luise Malzahn nas quartas de final.

78 kg feminino: Mayra Aguiar perdeu para a francesa Audrey Tcheuméo na semifinal.

78 kg feminino: depois de perder a semifinal, Mayra Aguiar se recuperou, voltou ao tatame, venceu a cubana Yalennis Castillo, segunda colocada no ranking mundial e fez história ao conquistar a medalha de bronze.

Publicidade

Natação

50 metros livre – série 11: os brasileiros Bruno Fratus e Ítalo Manzine fizeram o terceira e quarto melhores tempos da série, respectivamente, e garantiram passagem para a semifinal da prova. Na semifinal, Fratus ficou em quarto, conseguindo a vaga na final. Ítalo Duarte foi o oitavo da sua bateria.

100 metros borboleta – série 3: os brasileiros Henrique Martins e Marcos Macedo tiveram dificuldades na prova e não se classificaram para as semifinais, ocupando o quarto e oitavo lugar da série, respectivamente.

200 metros medley Thiago Pereira ficou em sétimo lugar na final. Michael Phelps ficou com o ouro, a prata ficou com o japonês Kosuke Hagino e o bronze com o chinês Shun Wang.

Polo Aquático

Feminino: o Brasil perdeu para a Rússia por 14 a 7 em partida válida pelo grupo A e permanece na lanterna.

Remo

Skiff duplo peso leve feminino, semifinal C/D: dupla Fernanda Ferreira e Vanessa Cozzi avançou à decisão do nível C, que não vale briga por medalha.

Publicidade

Skiff duplo peso leve masculino, semifinal C/D: assim como a dupla feminina, Willian Giaretton e Xavier Vela Maggi não têm mais chances de medalha, mas avançaram à final do nível C.

Rugby Seven

Masculino: o Brasil foi derrotado por 24 a 0 pelo Quênia e terminou sua participação nos Jogos na última posição. Antes, a equipe perdeu para Fiji, Argentina e Estados Unidos.

Tiro com arco

Individual feminino: Ane Marcelle dos Santos perdeu para a britânica Naomi Folkard nas oitavas de final da disputa. Mesmo assim, a brasileira fez história ao se classificar entre as 16 melhores do mundo na prova individual, superando a marca de Renato Emílio, 24.º colocado nos Jogos de Moscou-1980.

Tênis

Masculino individual: Thomaz Bellucci venceu o belga David Goffin, número 13 do mundo, por 2 a 0 e se classificou para as quartas de final. Ele enfrentará ninguém menos que o espanhol Rafael Nadal, campeão olímpico em Pequim-2008 e atual número 5 do mundo.

Bellucci já igualou a melhor participação de Gustavo Kuerten, o Guga, em Olimpíada, que se colocou entre os oito nos Jogos Sydney-2000. O melhor brasileiro no evento até hoje foi Fernando Meligeni, quarto colocado em Atlanta-1996.

Publicidade

Duplas mistas: Marcelo Melo e Teliana Pereira, pernambucana radicada em Curitiba, surpreenderam os cabeças de chave número um do torneio, Nicolas Mahut e Caroline Garcia, da França, e garantiram, no mínimo, um lugar na disputa pela medalha de bronze.

Vela

Finn, regata 5: Jorge Zarif ficou em 18.º lugar.

RS:X (Windsruf), regata 8: Patrícia Freitas ficou na 3.ª colocação.

RS:X (Windsurf), regata 9: Patrícia Freitas ficou na 3.ª colocação.

Nacra 17, regata 5: equipe brasileira ficou na 2.ª colocação.

Publicidade

Vôlei

Masculino: Brasil 1 x 3 Estados Unidos

Vôlei de praia

Feminino: Larissa França e Talita Antunes venceram as polonesas Kinga Kolosinska e Monika Brzostek por 2 a 0 na fase preliminar, grupo A.

Masculino: Evandro Gonçalves e Pedro Solberg venceram a dupla da Letônia, A. Samoilovs e J. Smedins, por 2 a 1, na fase preliminar, grupo D.