A delegação brasileira paralímpica embarcou nesta segunda-feira (13) para Manchester, na Inglaterra, para realizar a fase final de preparação para os Jogos Paralímpicos de Londres, que acontecem a partir do dia 29 de agosto. O último voo, que leva os atletas do Atletismo, Bocha, Ciclismo, Esgrima, Futebol de 5 e Tênis de Mesa, tinha o embarque previsto para às 23h55. No total, 182 atletas fazem parte da delegação.
Se nos Jogos Olímpicos o Brasil não figura entre as principais potências, nas Paralimpíadas a situação é diferente. Em Pequim-2008, os atletas paralímpicos colocaram o Brasil na 9.ª colocação do quadro final de medalhas. Foram 16 medalhas de ouro - apenas uma a menos do que as 17 totais (contando as de ouro, prata e bronze) conquistadas em Londres pela delegação Olímpica.
Nesse ano, o objetivo é ainda maior: ficar entre os sete primeiros colocados e conquistar ao menos 18 medalhas de ouro. Para isso, pela primeira vez a delegação inteira vai participar do período de aclimatação, na cidade de Manchester. "Será uma fase final de treinamento para que o atleta possa evitar qualquer tipo de mal estar com a temperatura e o fuso horário. Faz parte de um planejamento que a nova gestão [do CPB] realizou durante os últimos anos", afirmou o sub-chefe da missão, Jonas Freire.
A Paralimpíada acontece apenas a partir do dia 29 de agosto, mas os Jogos Olímpicos, que terminaram neste domingo (12), já serviram para mexer com ansiedade dos atletas. "Nós vimos como é a emoção de ganhar medalhas. Eu me emocionei muito com o vôlei feminino. Nós temos que tomar como exemplo o que as meninas fizeram", conta a jogadora de Goalball Gleyse Priscila Portiolli, que treinava em Londrina, no Norte do Paraná. "Já estive em outros mundiais, mas paralimpiada é a primeira. Estou muito empolgada", completou a atleta.
Os Jogos Paralímpicos de Londres acontecem entre o dia 29 de agosto e 7 de setembro. Os atletas brasileiros disputam 18 modalidades entre as 20 que fazem parte dos Jogos. No total, serão 4.200 atletas de 165 países diferentes.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Deixe sua opinião