Alunos de 40 escolas públicas e particulares de Curitiba vão lutar pela chance de carregar a tocha olímpica da Olimpíada do Rio, em 2016. Os escolhidos serão conhecidos no próximo mês de novembro em evento na Ópera de Arame.
VEJA a página da Olimpíada do Rio
O concurso para a escolha dos jovens envolve cerca de 1350 colégios em todo o país e é promovido pela Coca-Cola, uma das patrocinadoras dos Jogos. No Paraná, instituições de duas cidades participam: além da capital, Londrina também está inserida no projeto.
Curiosidades da Olimpíada do Brasil
Números básicos para entender a grandiosidade do evento no Rio de Janeiro
Leia a matéria completaDesde o começo do ano, os estudantes - a partir de 12 anos - tem sido incentivados a compartilhar ou promover ações inspiradoras, através do esporte ou de alguma arte, como dança e teatro. O objetivo principal é promover o conceito de vida ativa entre os mais novos, estimulando a prática de atividades físicas.
O Festival das Escolas, como é chamado, é realizado desde 2010, mas neste ano terá a premiação mais significativa. Os vencedores vão participar do revezamento e carregar a chama olímpica em um trajeto que costuma variar de 200 a 300 metros. Ao todo, 530 jovens serão selecionados por meio do projeto no Brasil. De Curitiba, sairão 22 alunos. De Londrina, outros oito.
“Queremos coletar boas histórias em cada local, premiando aqueles que usam o esporte para espalhar felicidade”, diz o vice-presidente da Coca-Cola para os Jogos do Rio, Flávio Camelier.
A tocha olímpica deve passar por Curitiba no meio de julho de 2016. A pira será acesa em 21 de abril em Olimpia, na Grécia, e será repassada ao Comitê da Rio 2016 seis dias depois. O tour pelo Brasil começa em 3 de maio, em Brasília. Depois disso, mais de 300 municípios serão contemplados. Em 83 deles, porém, o símbolo dos Jogos vai “pernoitar”. Nessa lista de cidades-base, estão seis paranaenses: Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa.
No total, o revezamento vai contar com 12 mil participantes e durará 95 dias até chegar ao Maracanã em 5 de agosto, data da cerimônia de abertura da Olimpíada. Os condutores vão se dividir entre “anônimos” e personalidades. Um dos poucos confirmados até agora é o ex-jogador de vôlei Nalbert. Nesta terça-feira (27), foi a vez do artista plástico Romero Britto (foto) entrar na lista. Políticos foram vetados do tour, com exceção do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e da presidente Dilma Rousseff.
*O jornalista viajou a convite da Coca-Cola
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião