Com uma atuação burocrática, a seleção olímpica de futebol masculino do Brasil estreou nos Jogos do Rio com um decepcionante empate sem gols com a África do Sul, em partida válida pelo Grupo A, disputada no estádio Mané Garrincha de Brasília.
O resultado mostrou que não será fácil para a equipe realizar o sonho da medalha de ouro olímpica, único título que falta para o país, que já conquistou a Copa do Mundo em cinco oportunidades.
LANCE A LANCE: veja como foi a partida de estreia da seleção
O Brasil já chegou perto da conquista, com três medalhas de prata (Los Angeles-1984, Seul-1988 e Londres-2012) e duas de bronze (Atlanta-1996 e Pequim-2008).
GALERIA: veja imagens da partida
Liderada por Neymar, craque da seleção principal e estrela do Barcelona, um dos três atletas da equipe com idade acima dos 23 anos, a seleção não conseguiu impor o estilo desejado pelo técnico Rogério Micale.
No primeiro tempo, o Brasil teve mais posse de bola, mas poucas chances de gol. Contra uma seleção sul-africana muito aplicada taticamente, as melhores oportunidades brasileiras vieram dos chutes de fora da área, com duas tentativas de Neymar e uma de Felipe Anderson, que levaram perigo ao gol de Khune.
Weverton supera nervosismo e não compromete na estreia do Brasil na Olimpíada
Leia a matéria completaNa etapa final, a seleção voltou a encontrar dificuldades e logo aos três minutos um chute do sul-africano Dolly levou perigo ao gol de Weverton.
A situação melhorou aos 14, quando Mvala foi expulso por falta dura em Zeca. Logo depois, o técnico brasileiro trocou Felipe Anderson por Luan e o Brasil passou a jogar com quatro atacantes.
O Brasil partiu em desespero ao ataque. Aos 23 minutos, Luan tocou na saída do goleiro e Gabriel Jesus, dentro da pequena área, acertou a trave. Aos 26, Neymar levou perigo com um belo chute de fora da área. Três minutos depois, o atacante do Barcelona deixou Gabriel de frente para o goleiro sul-africano, mas Khune fez ótima defesa.
Nos últimos minutos, a seleção da África do Sul teve mais competência para segurar o resultado do que o Brasil para furar a defesa adversária.
Após o apito final, a torcida não perdoou e vaiou a atuação da seleção em sua estreia.
O Brasil volta a campo pelo Grupo A do torneio olímpico no próximo domingo, também em Brasília, para enfrentar o Iraque. O país encerra a participação na primeira fase no dia 10, em Salvador, contra a Dinamarca.
Deixe sua opinião