Agentes da Força Nacional agiram neste sábado (6), primeiro dia de competições da Olimpíada do Rio-2016. A participação dos militares chegou a ser registrada em vídeo de um torcedor que estava no Sambódromo para a disputa do tiro com arco – a gravação não está mais no ar. Segundo informações do jornal Estado de S. Paulo, um homem que segurava um cartaz escrito “Fora, Temer” – acompanhado de uma mulher e duas crianças – foi conduzido imobilizado para fora do local depois de ser abordado duas vezes pelos agentes.
Na primeira vez, após conversa amigável, o torcedor, que usava uma camisa do Flamengo, teria dobrado o cartaz e aceitado a reprimenda das autoridades. Mais tarde, porém, aparentemente sem que houvesse mais algum protesto ostensivo do indivíduo, três agentes voltaram a abordar o homem e um quarto elemento da Força Nacional chegou para ajudar a retirar a pessoa das arquibancadas, ameaçando confiscar seu celular e o cartaz. As imagens da ação, postada na internet, foram retiradas posteriormente a pedido da família do manifestante.
Não houve explicação por parte das autoridades sobre o motivo da retirada do homem, que acabou sendo liberado mais tarde. Testemunha ouvida pelo periódico paulista, o autor do vídeo diz que os policiais alegaram que o tal homem havia feito “algo” que havia sido visto pelas câmeras de vigilância, mas não entraram em detalhes.
O motivo, entretanto, teria sido um grito dado pelo próprio autor do vídeo momentos antes, de “Fora Temer”. Mesmo advertidos por quem estava nos assentos vizinhos que tinham detido o homem errado, os militares teriam insistido em levá-lo à força.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara