As estruturas do Parque Olímpico da Barra da Tijuca e do complexo de Deodoro, que receberão a maior parte das provas na Olimpíada e Paraolimpíada do Rio de Janeiro em 2016, estão praticamente prontas. A prefeitura do Rio atualizou nesta quinta-feira (19) o andamento das obras.
Exceto a Arena Juventude, em Deodoro, que vai receber partidas de basquete e parte das provas do pentatlo moderno, além da esgrime em cadeira de rodas, que está 70% pronta, e o velódromo, no Parque Olímpico, que está 73% pronto, todas as outras estão praticamente concluídas.
Cinco delas já encerraram as obras: a Arena Futuro, no Parque Olímpico, que vai receber partidas de handebol e após a Rio-2016 terá toda a estrutura reutilizada na construção de quatro escolas públicas; o Circuito de Canoagem Slalom e as pistas de moutain bike e BMX, em Deodoro;além do Campo de Golfe, também na Barra. O IBC, centro de imprensa internacional, também está pronto.
Já as outras estruturas devem ser concluídas nos próximos dias. Estão com obras acima de 90% concluídas as três Arenas Cariocas (95%, 97% e 98%), que vão receber, entre outras provas, basquete, judô e esgrima; o Centro de Tênis (85%), o Estádio Aquático (96%) e a Vila dos Atletas (97%).
A Olimpíada do Rio, a primeira na América do Sul, terá a cerimônia de abertura no dia 5 de agosto de 2016. Serão 10 mil atletas de 200 países nas competições. O orçamento é de R$ 38,2 milhões.