Entre os nove principais representantes brasileiros presentes na delegação que viajou à Dinamarca, em 2009, para o evento que escolheu o Rio como sede da Olimpíada de 2016, havia figuras da política, do esporte e da cultura. Veja como essas figuras estão nessa sexta-feira (5), dia da abertura dos Jogos do Rio.
1. CESAR CIELO
Em 2009: Era um dos principais atletas do país. Havia conquistado um ouro -o primeiro da natação brasileira nos Jogos- e um bronze em Pequim-2008.
Hoje: Após não conseguir a classificação para os Jogos do Rio, se isolou e recusou convites para eventos relacionados à Olimpíada.
2. DANIEL DIAS
Em 2009: Principal para-atleta do Brasil, o nadador havia conquista nove medalhas na Paraolimpíada de Pequim-2008.
Hoje: Aumentou sua coleção de títulos e continua sendo um dos principais para-atletas brasileiros. No último Mundial, em Glasgow-2015, conquistou oito medalhas, sendo sete de ouro.
3. ISABEL SWAN
Em 2009: Era uma promessa. Ao lado de Fernanda Oliveira, havia conquistado o bronze na classe 470 em Pequim-2008, a primeira medalha olímpica de uma brasileira na vela.
Hoje: Não conseguiu vaga em Londres-2012 e quase ficou fora dos Jogos do Rio. Perdeu a vaga na classe 470, mas conseguiu mais tarde na Nacra 17.
4. CARLOS ARTHUR NUZMAN
Em 2009: Principal articulador da campanha carioca, era o presidente do COB e do Comitê de Candidatura Rio-2016.
Hoje: Permanece como presidente do COB, cargo que começou a ocupar em 1995. Após o Rio conquistar o direito a sediar os Jogos, se tornou presidente do comitê organizador.
5. PAULO COELHO
Em 2009: Era um dos escritores brasileiros mais vendidos no exterior e acabara de ter seu livro “Veronika Decide Morrer” adaptado para os cinemas nos EUA.
Hoje: Continua sendo um escritor de sucesso no Brasil e no exterior. Seu mais novo romance, “A Espiã”, deve ser lançado no Brasil em setembro.
6. LULA
Em 2009: Estava no fim de seu segundo mandato como presidente do Brasil. Saiu fortalecido da eleição do Rio para sede Olímpica e, no ano seguinte, conseguiu eleger Dilma Rousseff (PT) como sua sucessora.
Hoje: Nos anos que se seguiram, viu uma sequência de escândalos deteriorarem sua imagem e a do governo petista. Recentemente foi acusado de obstruir a Operação Lava Jato.
7. SÉRGIO CABRAL
Em 2009: Era o governador do Rio de Janeiro e seria reeleito no primeiro turno, com 66% dos votos válidos.
Hoje: Renunciou pouco antes do fim do mandato com a intenção de concorrer ao Senado, mas desistiu. Está na mira da Lava Jato, suspeito de ter recebido propina em obras da Copa e da Olimpíada.
8. EDUARDO PAES
Em 2009: Estava em seu primeiro ano à frente da Prefeitura do Rio após vencer uma eleição apertada.
Hoje: Se reelegeu em 2012 no primeiro turno e torce pelo sucesso dos Jogos Olímpicos, o que poderia impulsionar sua candidatura ao governo do Estado do Rio em 2018.
9. ORLANDO SILVA
Em 2009: Era ministro do Esporte do governo Lula desde 2006.
Hoje: Continuou no cargo até 2011, quando deixou o ministério. Foi eleito em 2015 deputado federal.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”