Um dia após a dolorosa eliminação nas semifinais do torneio feminino de vôlei de praia, Larissa e Talita voltaram ao palco da decepção, a Arena de Copacabana, em busca da medalha de bronze. Começaram bem, mas foram derrotadas pelas americanas Kerri Walsh e April Ross, nesta quarta-feira nos Jogos Rio-2016. O revés impediu que o Brasil tivesse duas parcerias no pódio, já que Ágatha e Bárbara Seixas decidiriam o ouro mais tarde – acabaram ficando com a prata .
Como era de se esperar, a partida entre duas duplas consideradas favoritas ao ouro foi de grande equilíbrio, mas as americanas, superiores na rede graças à estatura e qualidade de Walsh, levaram a melhor em três sets, de virada, parciais de 17/21, 21/17 e 15/9.
GALERIA: Confira imagens da disputa do bronze na Arena de Copacabana
Em uma noite inspirada, Larissa marcou cinco aces e fez defesas inacreditáveis, mas no fim prevaleceu a estrela da tricampeã olímpica Walsh. Na véspera, depois de perder a vaga na final para Ágatha e Bárbara Seixas, ela avisou: “Quero consertar a partida de hoje [terça-feira] e levar o bronze amanhã”. A promessa foi cumprida nesta quarta.
O primeiro set começou favorável ao Brasil, que abriu dois pontos com um bloqueio de Talita seguido de um ace de Larissa. As norte-americanas empataram o jogo em 4/4 com um bom ataque de Walsh. A partida ficou mais parelha, com as duas equipes se alternando na liderança ponto a ponto.
O jogo virou novamente a favor de Larissa e Talita quando as norte-americanas cometeram uma sequência de erros. O set point do Brasil veio com uma bola colocada de segunda por Larissa, após um mergulho de Talita para recuperar a bola. A jogadora fechou o set em com um ataque no fundo da quadra norte-americana.
O início do segundo set foi equilibrado, com as norte-americanas mantendo a estratégia de sacar em Talita. Para driblar a tática adversária Larissa usa bolas colocadas e evitando encarar o bloqueio de Walsh, de 1,88 metros. O time brasileiro chegou a fazer 11 a 8 em um ace de Talita.
As norte-americanas pediram tempo quando a partida foi a 12/9 e voltaram com tudo para cima do Brasil, passando à frente no placar (17/14) com um bloqueio de Walsh em cima de Talita. A jogadora brasileira parecia não se encontrar na quadra, cometendo erros na recepção, mas Larissa entrou no jogo e conseguiu segurar o fim do set com seu quinto ace na partida. Mesmo assim, Walsh e Ross conseguiram levar o jogo para o tie-break.
A veterana norte-americana cresceu no jogo no último set, fechando a rede, enquanto que a parceira Ross fez boas defesas e atacou com competência. A jogadora marcou seis pontos de bloqueio e o time americano levou o bronze para casa aos 15/9 no tie-break.
Com a derrota, Larissa não conseguiu revalidar o bronze conquistado em Londres-2012, quando atuava ao lado de Juliana Silva, e desperdiçou a chance de se vingar de Walsh, responsável pela eliminação da brasileira nas quartas de final em Pequim-2008 e nas semifinais dos Jogos londrinos.
Já Walsh, que nunca havia perdido uma partida em Jogos Olímpicos – que disputa desde Atenas-2004 – até encontrar com Ágatha e Bárbara nas semifinais da Rio-2016, soma um bronze às três medalhas de ouro olímpicas conquistadas ao lado de Misty May.