O COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou a inclusão de cinco modalidades para a próxima edição de Jogos Olímpicos. Surfe, beisebol/softbol, caratê, skateboard e escalada farão parte da programação de Tóquio-2020.
A decisão foi tomada por membros do comitê em seu congresso realizado em um hotel na Barra da Tijuca, no Rio.
O conselho executivo da entidade aprovou em junho a proposta feita pelo comitê organizador dos Jogos de 2020 de adicionar esses cinco esportes. As modalidades foram escolhidas na fase final da seleção, em junho. Ao todo, oito esportes estavam no páreo. Mas boliche, squash e wushu (arte marcial) ficaram fora.
Em pelo menos dois destes novos esportes os brasileiros se destacam: nomes como Gabriel Medina e Adriano de Souza, no surfe, Pâmela Rosa e Karen Johz, no skate feminino, e Pedro Barros, no skate masculino, poderão ser esperança de ouro para o Brasil.
Novos eventos
Com esses acréscimos, a Olimpíada de 2020 deverá ter mais 18 eventos, considerando as categorias dessas modalidades.
O skateboard, por exemplo, terá duas categorias (street e park), tanto no masculino como no feminino. O beisebol será disputado apenas no masculino, enquanto o softbol, no feminino.
O caratê deve ser dividido em duas categorias: kata e kumite (essa última com três classes de peso diferentes). Só esta modalidade teria oito disputa por medalhas.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”