Phelps comemora após a vitória nos 200 medley. Quatro ouros no Rio para o fenômeno da natação| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O fenômeno Michael Phelps conquistou sua 22.ª medalha de ouro em Jogos Olímpicos ao ganhar a prova dos 200 metros medley na noite desta quinta-feira (11).Esta é a quarta conquista dourada do norte-americano nos Jogos do Rio. É também a quarta vez que ele ganha essa prova, sendo soberano desde Atenas-2004, algo inédito.

CARREGANDO :)

Já Thiago Pereira decepcionou. Pela quarta Olimpíada seguida, o nadador brasileiro alcança a final dos 200m medley, mas fica fora do pódio. Ele terminou apenas em sétimo lugar na prova mais aguardada da noite desta quinta-feira (11) no Estádio Aquático.

Aos 30 anos, Thiago Pereira não descartou tentar disputar mais uma Olimpíada, em Tóquio-2020. “Quero um descanso agora, refrescar a mente. São quatro anos a partir de agora, mas se eu puder tentar mais uma vez, eu vou abraçar, independentemente da idade” 
Publicidade

Pereira disputou um lugar no pódio durante os primeiros 150 metros, chegando a liderar a prova, mas perdeu gás nos 50 metros finais . Outro favorito à conquista, o americano Ryan Lochte ficou em quinto. A prata ficou com o japonês Kosuke Hagino e o bronze com o chinês Shun Wang.

Veja também
  • Agenda Olímpica: veja os principais eventos dessa sexta-feira

Thiago Pereira, 30 anos, foi medalhista de prata nos 400m medley em Londres-2012, mas há muito tempo o nadador carioca persegue uma conquista nos 200m. Ele é finalista olímpico da prova desde os Jogos de Atenas, quando terminou em quinto lugar. Já nas duas Olimpíadas seguintes, ele amargou a quarta colocação. “Sonhava em sair daqui com um resultado melhor. É duro você olhar para o placar e ver que o suficiente para a medalha é um tempo que você já fez várias vezes. Dos últimos três Jogos Olímpicos, foi um dos pódios mais fracos”, desabafou Thiago, em rápida passagem pela área em que se encontravam os jornalistas.

O brasileiro chegou à final após fazer o terceiro melhor tempo das semifinais, cravando 1m57s11, sua melhor marca na temporada. Nas semis, Phelps garantiu o melhor tempo (1m55s78), enquanto Lochte fez o segundo melhor (1m55s78). “Eu não faria nada diferente do que fiz em minha preparação. Tudo que fiz esse ano, eu faria esse ano. Eu fiz o máximo, mas tem coisas que não são para acontecer”, completou o nadador brasileiro.

Publicidade

A prova marcou o último duelo entre os compatriotas dos Estados Unidos, rivais desde 2004. Lochte havia ganhado a medalha de ouro ao lado de Phelps nestes Jogos, no revezamento 4x200m, sua 12.ª medalha olímpica, sendo seis de ouro. Já Phelps alcançou a 26.ª medalha olímpica, sendo 22 ouros, duas pratas e dois bronzes.