A contagem de medalhas do Brasil na Rio-2016 vai aumentar. Falta apenas saber a cor.
A decisão virá pelas mãos do boxeador Robson Conceição, 27 anos. Nesta sexta-feira (12), no ringue do Pavilhão 6 do Riocentro, o baiano derrotou por decisão Hurshid Tojibaev, do Uzbequistão, e se classificou as semifinais peso-leve (até 60 kg) do torneio olímpico.
Como no boxe não há disputa de terceiro lugar, mesmo que seja derrotado pelo cubano Jorge Lazaro Alvarez, 25, no próximo domingo (14), o brasileiro ficará com o bronze. O adversário é o principal cabeça de chave da categoria.
O duelo nas quartas de final foi um tira-teima. Conceição e Tojibaev já haviam lutado duas vezes, com um triunfo para cada lado. Porém, em casa, o brasileiro sabia o caminho da vitória.
Assim como no evento-teste do boxe em abril, o baiano usou o apoio da torcida para pressionar o uzbeque e garantir a passagem à próxima fase. O público fez muito barulho para incentivar o atleta local, inclusive com gritos ‘Uh, vai morrer’, popularizado em lutas de MMA.
O baiano lutou com guarda baixa durante a maior parte dos nove minutos de combate e usou a agilidade na esquiva para acertar vários golpes no contra-ataque. O domínio foi claro e os juízes marcaram vitória por 3 a 0.
A medalha garantida por Robson Coceição é a quinta do Brasil no boxe olímpico. O pioneiro foi Servílio de Oliveira – bronze em 1968, na Cidade do México.
Em Londres-2012, os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão garantiram uma prata e um bronze. Além deles, Adriana Araújo, que terminou na terceira colocação, se tornou a primeira brasileira a fazer história na modalidade.
O sonho de nova medalha da baiana, contudo, terminou nesta sexta, com a eliminação nas oitavas de final diante da finlandesa Mira Potkonen. Mas o país ainda conta com outros quatro atletas para tentar medalhas. Julião Neto (até 52 kg), por exemplo, estreia contra o americano Antonio vargas neste sábado (12).
No domingo (14), Robenilson de Jesus (até 56 kg) disputa vaga nas quartas de final com o americano Shakur Stevenson, enquanto Michel Borges já pode garantir medalha se passar pelo croata Hrvoje Sep e avançar às semifinais.
No mesmo dia Andreia Bandeira (até 75 kg) faz sua primeira luta diante da panamenha Atheyna Bylon. Por último, Joedison Teixeira mede forças com o turco Batuhan Gozgec em combate válido pela categoria até 64 kg. Quem vencer ficará a um triunfo de garantir medalha