Com quedas na trave e no solo, o Brasil não conseguiu a esperada inédita medalha olímpica na ginástica artística feminina. Ficou longe disso. Na tarde desta terça-feira (9), o time nacional terminou em oitavo e último lugar na final por equipes da Rio-2016. Os medalhistas foram China (bronze), Rússia (prata) e Estados Unidos (ouro).
A equipe brasileira contou com cinco ginastas: Daniele Hypólito, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Rebeca Andrade e Flávia Saraiva. No entanto, em cada aparelho só três podiam competir.
As apresentações nas duas primeiras rotações comprometeram o desempenho brasileiro. Na trave, Jade Barbosa perdeu o equilíbrio e caiu. Já no solo, Rebeca Andrade também registrou uma queda no salto final de sua apresentação. Os erros colocaram o Brasil em último lugar.
A equipe verde-amarela reagiu no salto sobre o cavalo, principalmente graças a uma ótima nota de Rebeca, e subiu para o sexto lugar. Nas barras assimétricas, uma apresentação sem quedas, mas o time voltou para a lanterna.
O Brasil igualou a melhor colocação por equipes em Olimpíadas. Em Pequim-2008, também terminou em oitavo lugar
Estados Unidos confirmam favoritismo
Liderados por Simone Biles, principal nome da ginástica mundial na atualidade, os Estados Unidos não decepcionaram e levaram o ouro com sobras. A equipe terminou em primeiro com 184.897 pontos contra 176.688 da segunda colocada Rússia.
O resultado empolgou o público na Arena Olímpica. Muitos americanos compraram ingressos para acompanhar esta final e fizeram mais barulho do que os brasileiros durante a competição. Os gritos de “USA, USA” foram os mais ouvidos no ginásio.
Deixe sua opinião