Campeão olímpico no salto com vara na Rio-2016, o brasileiro Thiago Braz é treinado por Vitaly Petrov – técnico das lendas do esporte, a russa Yelena Isinbayeva e o ucraniano Sergey Bukba – há quase dois anos. O paulista de Marília se mudou para Formia, na Itália, em 2014, para aprender a técnica utilizada pelos melhores do mundo.
Dois anos depois, virou um deles. Com um salto de 6,03m, o atleta derrotou o então campeão olímpico Renaud Lavillenie nessa segunda-feira (15), no Estádio Olímpico. Em 2013, o francês bateu em um centímetro o recorde que pertencia a Bubka e vigorava desde 1993.
“Que competição fantástica na Rio-2016. Obrigado a Lavillenie e Thiago Braz. Parabéns ao vencedor e ao meu treinador, Vitaly Petrov”, postou Bubka no Twitter (abaixo).
Na Itália, Petrov, 78 anos, virou quase um pai para Thiago, que foi abandonado pela mãe quando criança, aos três anos, e criado pelos avós. Com o treinador, que também levou a brasileira Fabiana Murer ao título mundial, o paulista chegou à Olimpíada na melhor forma da vida.
Neste ano, na Alemanha, saltou 5,93m – recorde sul-americano – batendo o próprio Lavillenie. Prenúncio do que estava por vir no Rio de Janeiro.
“Ele me colocou em situações ruins, fazendo com que eu saltasse em más condições para que eu pudesse vencer essas barreiras. Por fim, deu certo. Tudo o que ele [Petrov] programou teve um benefício que foi a medalha”, destacou Thiago.