| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Pela segunda vez consecutiva o boxe brasileiro está em uma final olímpica. O responsável pelo feito é o baiano Robson Conceição, 27 anos, que derrotou o atual bicampeão mundial Lázaro Jorge Alvarez, de Cuba, neste domingo (14), no Pavilhão 6 do Riocentro. O triunfo garantiu o pugilista na final da disputa dos leves (até 60 kg) da Rio-2016.

CARREGANDO :)

A medalha de prata, no mínimo, está garantida, repetindo o feito de Esquiva Falcão em Londres-2012, entre os médios (até 75 kg). Robson, no entanto, sonha com o ouro para dar de presente à filha Sophia, que completa 2 anos no dia 19 de agosto – três dias depois da grande decisão.

“Vou buscar a medalha por ela”, declarou logo após a luta no Dia dos Pais.

Publicidade

O adversário será Sofiane Oumiha, da França, que bateu Otgondolai Dorjnyambuu, da Mongólia por decisão unânime. O duelo é nesta terça-feira (16), às 19h15.

Com casa cheia, Robson foi empurrado pela torcida desde o início. Os boxeadores, que estavam empatados no confronto, fizeram uma luta bastante equilibrada e agressiva, com trocação franca nos últimos 30 segundos. Com direito a gritos de ‘Uh, vai morrer’, o baiano venceu por decisão unânime e inflamou as arquibancadas.

“Vamos continuar nessa mesma pegada, focado, para ser campeão olímpico”, disse o pugilista.

Caminho até a final

Antes de encarar Alvarez, o brasileiro fez duas lutas no torneio e acabou com a sina de derrotas na estreia dos Jogos – ele havia perdido na primeira fase em Pequim-2008 e Londres-2012.

Nas oitavas de final, venceu Anvar Yunusov, do Tadjiquistão, por nocaute técnico, já que o adversário sentiu uma lesão no ombro e foi retirado da luta por ordem médica. Nas quartas de final, Robson atropelou o uzbeque Hurshid Tajibaev. Venceu por decisão unânime, quando garantiu pelo menos o bronze ao Brasil.

Publicidade

Outra luta

 

O brasileiro Michel Borges ficou perto da medalha de bronze no boxe, mas não foi páreo para o tricampeão mundial dos meio-pesados (até 81 kg) Julio Cesar La Cruz, de Cuba. Neste domingo (14), por decisão unânime, o carioca criado na favela do Vidigal foi eliminado da disputa na Rio-2016.

Com a vitória, o cubano devolveu a vitória de Robson Conceição, que venceu a semifinal peso-leve (até 60 kg) diante do cubano Lázaro Alvarez, bicampeão mundial, e chegou à final olímpica.

Mais cedo, o baiano Robenilson de Jesus foi outro atleta local eliminado. Por decisão unânime, perdeu para o americano Shakur Stevenson.

Robson Conceição, derrotou o atual bicampeão mundial Lázaro Jorge Alvarez
Luta foi bastante equilibrada.
Houve trocação franca nos últimos 30 segundos
Baiano venceu por decisão unânime e inflamou as arquibancadas