| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Bastaram apenas 14 segundos para o Brasil encaminhar a classificação para a final do torneio olímpico de futebol nesta quarta-feira (17). Neymar abriu o placar após falha do zagueiro Palacios, de Honduras, que errou na saída de bola. A partir daí, o jogo ficou fácil e o time nacional não teve dificuldades para vencer por 6 a 0.

CARREGANDO :)

TEMPO REAL: veja como foi Brasil x Honduras

A seleção terá mais uma chance de brigar pelo inédito ouro na modalidade e acabar com a sina que persegue a equipe nos Jogos. O adversário na final, marcada para sábado (20), às 17h30, no Maracanã, será a Alemanha.

Publicidade

Com a vaga na final e, pelo menos, a prata garantida, o Brasil se torna o país com mais pódios em toda a história no torneio olímpico: seis ao todo. No entanto, falta o ouro. A seleção amargou o vice-campeonato em Los Angeles-1984, Seul-1988 e Londres-2012. Ainda ficou com o bronze em Atlanta-1996 e Pequim-2008.

Não bastasse a pressão pelo título inédito, o time de Rogério Micale sabe que terá pela frente na decisão um adversário rodeado por más lembranças. O trauma do 7 a 1 sofrido na Copa de 2014 no Mineirão é o maior vexame da história do futebol brasileiro.

O jogo

O juiz apitou e Honduras deu apenas três toques até a bola chegar no zagueiro Palacios. O defensor tentou chutar para frente, mas Neymar ganhou a bola, dividiu com o goleiro e marcou 1 a 0 para o Brasil com apenas 14 segundos.

A estratégia hondurenha de se retrancar foi por água abaixo e o time sentiu. Passou a cometer muitas faltas: somente no primeiro tempo, foram nove em cima de Neymar.

Publicidade

Com trocas rápidas de passes, o Brasil não demorou para achar mais espaços no meio da defesa adversária. Aos 26, Luan deu belo lançamento para Gabriel Jesus que, na cara do gol, balançou a rede: 2 a 0. Pouco depois, aos 34, roteiro parecido. Desta vez Gabriel Jesus recebeu de Neymar e não desperdiçou, ampliando para 3 a 0.

Ainda na etapa inicial a torcida no Maracanã passou a gritar “olé” e a seleção iniciou um treino de luxo.

No segundo tempo, mais um gol logo no início, aos 6, com o zagueiro Marquinhos. Luan fez o quinto ao 34 e o último veio de pênalti, já nos acréscimos, com Neymar: 6 a 0 e vaga garantida com sobras na final olímpica.

Festa no Maraca: Gabriel Jesus comemora
Gabriel Jesus toca na saída do goleiro.
Jogadores comemoram gol de Gabriel Jesus.
Gabriel Jesus comemora.
Neymar se machucou após marcar gol aos 14 segundos. Companheiros precisaram ampará-lo
Gabigol disputa bola no ataque brasileiro
Gabriel Jesus toca na saída do goleiro Luis Lopez para balançar as redes
Gabriel Jesus toca na saída do goleiro Luis Lopez para balançar as redes
Jogadores e torcida comemoram gol de Gabriel Jesus
Gabriel Jesus deixa o goleiro na saudade após passe de Luan
Após balançar a rede pela segunda vez, Gabriel Jesus sai para o abraço
Torcedores gostaram do que viram: Brasil fechou o primeiro tempo com 3 a 0
Gabriel Jesus abraça Neymar, que deu o passe para o primeiro gol do atacante
Zagueiro Marquinhos comemora seu gol na partida; o quarto do Brasil
Jogadores abraçam Marquinhos, autor do quarto gol da seleção
Só alegria: sem sustos, Brasil jogou bem e atropelou Honduras