Quatro anos depois do penta, 11 jogadores que foram com Luiz Felipe Scolari para o Japão e a Coréia do Sul são hoje cartas fora do baralho na seleção brasileira que Carlos Alberto Parreira levará para a Copa do Mundo da Alemanha.
Alguns, como o goleiro Rogério Ceni e o lateral-esquerdo Júnior, contam com a simpatia da torcida e há pressão popular para que Parreira volte atrás e os convoque. Belletti ainda sonha, principalmente após a contusão de Cafu. Porém, os demais já sabem há muito tempo que verão o Mundial pela televisão: o zagueiro Anderson Polga, os meias Kleberson, Vampeta, Rivaldo, Juninho Paulista, e os atacantes Luizão, Denílson e Edílson.
- Agradeço o clamor popular, que vive cobrando a minha convocação, mas acredito que o Parreira tem o grupo definido - disse Rogério Ceni.
- Nem penso em ter uma nova chance na seleção - completa Luizão.
Dos 11, apenas Edílson, Vampeta e Luizão nunca foram convocados por Parreira. Rivaldo e Kleberson, por exemplo, chegaram a ser titulares em vários jogos das Eliminatórias mas perderam espaço.
Por coincidência, na convocação para o amistoso com a Rússia, dia 1º de março, Parreira chamou 11 jogadores que nunca foram a um Mundial: Júlio César, Maicon, Cicinho, Gustavo Nery, Luisão, Cris, Juan, Juninho Pernambucano, Robinho, Adriano e Fred.
Em 2002, a situação da seleção era diferente da atual. Com Parreira, o Brasil conseguiu a classificação antecipada para o Mundial e o técnico mantém uma linha de trabalho em três anos seguidos. Já para a Copa na Ásia, a seleção teve três técnicos diferentes: Vanderlei Luxemburgo, Leão e Felipão. A vaga só veio na última rodada e Scolari fechou o grupo nos amistosos às vésperas do Mundial.
- Aquela grupo era desacreditado e o pessoal não acredita em uma conquista. Isso motivou ainda mais o grupo. A seleção de hoje, não. Todo mundo acredita na conquista da Copa do Mundo. Mas acho que a humildade será o ponto chave para a conquista do título - lembra Luizão.
Veja onde estão os 23 campeões do mundo em 2002:
GoleirosMarcos - Palmeiras Dida - Milan (ITA) Rogério Ceni - São Paulo
LateraisCafu - MilanBelletti - Barcelona (ESP)Roberto Carlos - Real Madrid (ESP)Júnior - Palmeiras
ZagueirosAnderson Polga - Sporting (POR)Lúcio - Bayern de Munique (ALE)Roque Júnior - Bayer Leverkusen (ALE)Edmílson - Barcelona (ESP)
MeiasRicardinho - CorinthiansGilberto Silva - Arsenal (ING)Kleberson - Besiktas (TUR)Vampeta - GoiásRivaldo - Olympiakos (GRE)Ronaldinho Gaúcho - Barcelona (ESP)Kaká - Milan (ITA)Juninho Paulista - Palmeiras
AtacantesLuizão - FlamengoRonaldo - Real Madrid (ESP)Denílson - Bordeaux (FRA)Edílson - Vasco
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião