Vancouver, a sede das Olimpíadas de Inverno que acontecem este mês, se orgulha de ser uma das cidades mais habitáveis do mundo, mas os moradores parecem por vezes incertos se de fato querem o mundo à sua porta.
Embora a agitação olímpica esteja aumentando para o início dos Jogos, em 12 de fevereiro, pesquisas indicam que as dúvidas sobre a prudência de sediar as Olimpíadas têm sido maiores em Vancouver, na costa do Pacífico no Canadá, do que no restante do país.
Os Jogos estiveram no centro de debates políticos por vezes amargos sobre questões como liberdade de expressão e gasto de dinheiro público em entretenimento em vez de usá-lo para dar conta das necessidades sociais.
"Vancouver tem uma tendência de ser passional nos dois lados de qualquer questão...Essa é simplesmente a natureza de Vancouver e provavelmente tem tanto a ver com a formação de nossa cultura e da nossa cidade como qualquer outra coisa", disse Arthur Griffiths, integrante do grupo de empresários que propôs pela primeira vez abrigar os Jogos de 2010.
Vancouver e seus subúrbios têm os locais apropriados para os eventos de hóquei no gelo, curling, patinação de velocidade e snowboarding, além das cerimônias de abertura e de encerramento. As competições de esqui alpino e nórdico, assim como de bobsled, luge e skeleton, ocorrerão na cidade de Whistler, a cerca de 125 quilômetros de distância.
Arqueólogos afirmam que a região é habitada desde 500 a.C., mas Vancouver mesmo é uma cidade relativamente nova. Ela foi incorporada em 1886 como a extremidade ocidental da Ferrovia do Pacífico Canadense e permanece como elo portuário chave com a Ásia.
Cerca de 2,1 milhões de pessoas vivem na área metropolitana de Vancouver, o que faz dela a terceira área urbana mais populosa do Canadá e a maior comunidade a abrigar uma Olimpíada de Inverno.
Boa parte do crescimento populacional ocorreu nos últimos 30 anos, à medida que Vancouver recebia elogios de pesquisas internacionais como uma das cidades mais habitáveis do planeta. A beleza dos arredores naturais, com oceano e montanhas, é parte do motivo.
De certa forma, é irônica a escolha da cidade para abrigar um evento que celebra a competição esportiva no gelo e na neve. O clima no inverno de Vancouver é mais ameno do que no restante do Canadá. Em geral, chove mais do que neva. E chove muito.
A perspectiva de chuva é o motivo pelo qual as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas de Inverno serão realizadas em ambientes fechados.
- Itália anuncia multa de 100 mil euros a atletas dopados
- Presidente do COI garante que crise não será sentida durante Jogos de Inverno
- Isabel Clark sofre queda em treino e está fora de competição neste final de semana
- Alemã perde recurso por doping e está fora dos Jogos de Inverno de Vancouver
- Projetos para Olimpíadas de 2016 no Rio devem ser definidos até março
- COI vai eliminar doping dos Jogos de Vancouver, diz Rogge
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião