Hamamatsu, Japão Argentina, EUA e Espanha são apontados como principais favoritos ao título. Para eles, tal condição não é prejudicial. "O favoritismo não irá nos prejudicar porque nossos atletas estão acostumados a pressões nos clubes. Na Olimpíada, eram vice-campeões mundiais e suportaram bem", disse Sergio Hernández, técnico da Argentina, referindo-se ao ouro em Atenas 04.
Aquele time, contudo, perdeu dois de seus titulares, que deixaram a seleção. "Sconochini era líder e colaborava com a condução do jogo. Montecchia era o homem ideal para o ataque rápido e arremessos de três pontos", lamenta Hernández, cuja equipe não teve o mesmo desempenho nos amistosos.
Os EUA tentam reconquistar a hegemonia. O país foi sexto no Mundial 02 e bronze na Olimpíada 04. "Temos deixado a desejar. Por isso decidimos investir em um novo modelo e apostar em novos nomes", contou Jerry Colangelo, diretor de seleções dos EUA.
Já a Espanha tenta pôr fim à série de fiascos. Favorita, ficou em quinto no Mundial 02 e sétimo na Olimpíada 04. O time venceu seus nove amistosos preparatórios, tendo derrotado duas vezes a Argentina.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião