A maranhense mantém o estilo dor de cotovelo antenada com as novidades| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Santos estréia tática nova

Santos – No jogo de hoje contra o Atlético, o técnico do Santos Vanderlei Luxemburgo vai implantar uma inovação: orientar o time gritando números, conforme foi ensaiado nos dois últimos treinos, sem a permissão para a gravação de imagens – tática copiada do basquete. Quando ele grita um, os jogadores do meio e do ataque sabem que é para pressionar a saída de jogo do adversário. O dois significa a determinação para os jogadores se agruparem de um lado do campo, com colocação de cada atleta previamente estabelecida.

Com a volta de Pedrinho ao meio-de-campo no lugar de Vítor Júnior, o Santos pretende conseguir pela segunda vez três vitórias seguidas para se aproximar dos quatro primeiros. Adaílton cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo e será substituído por Marcelo. A única dúvida de Vanderlei Luxemburgo é o volante Rodrigo Souto, que sentiu dores no músculo posterior da coxa direita na partida de domingo, não treinou com bola nos dois últimos dias e depende de aprovação em um teste físico antes da partida para ser escalado.

CARREGANDO :)

O jogo de hoje, às 20h30, contra o Santos, na Vila Belmiro, pode ser o ponto de inflexão na trajetória do Atlético neste Brasileiro. Jogadores e comissão técnica do Furacão são unânimes: nada melhor do que uma vitória fora de casa e contra um adversário de respeito como o Alvinegro santista para recuperar o astral positivo, dar um bico na má fase e tirar o time da zona de rebaixamento. O otimismo foi palavra de ordem no treino realizado ontem no CT do Caju, um pouco antes do embarque ao litoral paulista.

O desafio, contudo, é dos mais difíceis. O Rubro-Negro bancou o visitante indesejado pela última vez há longínquos dois meses, quando venceu o Palmeiras por 2 a 0, no Palestra Itália. Sem vitórias nos últimos oito jogos longe de casa, o time terá pela frente nesta noite um adversário em franca ascensão, que venceu cinco dos seus seis últimos jogos e que ainda curte a ótima fase do atacante Kléber Pereira, o "ex-incendiário da Baixada", que enfrentará pela primeira vez o clube que o projetou.

Publicidade

Para fazer de um jogo difícil um marco da virada atleticana no campeonato, o técnico Ney Franco conta com uma carta na manga até certo ponto inusitada diante dos últimos resultados: a motivação dos atletas. "Encontrei no clube um grupo que se propõe a trabalhar em dois períodos, demonstra interesse nas palestras após as partidas e muita vontade de sair dessa situação difícil", exaltou o treinador, para quem a arbitragem é assunto do passado. Segundo Franco, nada melhor do que começar a reação hoje mesmo. "Os três pontos, além de nos ajudar a sair da zona do rebaixamento, seriam muito representativos para todos nós."

O discurso do sucessor de Antônio Lopes encontra eco no elenco. "Uma vitória contra o Santos fora de casa seria a arrancada ideal para sair dessa fase, pois precisamos urgentemente reverter esse quadro para dar moral ao grupo", disse o meia Ramon. "Nem em empate podemos pensar. De agora em diante temos que entrar em campo buscando a vitória", afirmou o volante Valência, que volta ao time após se recuperar de uma distensão muscular.

A entrada do colombiano no lugar do suspenso Erandir será uma das mudanças em relação ao time que perdeu por 1 a 0 para o Internacional no último sábado. O zagueiro Rhodolfo e o lateral-direito Jancarlos, também suspensos, serão substituídos por Antônio Carlos e Nei, respectivamente.

Contudo, a grande novidade deve ser a volta do atacante Pedro Oldoni. Fora do time desde o empate por 2 a 2 com o Corinthians, no dia 1.º de agosto, o jogador agradou o técnico Ney Franco nos treinamentos desta semana.

- Na TV: Santos x Atlético, às 20h30, no Sportv.

Publicidade

* * * * * *

Em SantosSantos x Atlético

SantosFábio Costa; Baiano, Domingos, Marcelo e Kléber; Adriano (Rodrigo Souto), Maldonado, Pedrinho e Petkovic; Marcos Aurélio e Kléber Pereira. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

AtléticoViáfara; Nei, Danilo, Antônio Carlos e Edno; Alan Bahia, Valencia, Ramon e Ferreira; Pedro Oldoni e Marcelo Macedo. Técnico: Ney Franco.

Estádio: Vila Belmiro. Horário: 20h30. Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS). Auxs.: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS).

Publicidade