Em Fortaleza - Fortaleza X Corinthians
Emerson Leão dispensou o trabalho preventivo. E, coincidentemente, as lesões explodiram no Corinthians, que hoje enfrentará o Fortaleza, às 21h45, na capital cearense, desfalcado e com três juniores no grupo formado por 20 atletas. Atualmente, sete jogadores estão afastados por conta de problemas físicos: Amoroso, Coelho, Nadson, Ramon, Eduardo, Edson e Gustavo Nery. Só Amoroso, Coelho e Ramon, com contusões musculares, voltam a atuar neste ano. Eduardo, Edson e Gustavo Nery recuperam-se de cirurgias. Nadson tem uma lesão na coxa.
O "hospital" corintiano pode ter uma explicação: a ausência do fisiologista Renato Lotufo no departamento de futebol profissional. Até a chegada de Leão, ele comandava no Parque São Jorge um trabalho para prevenir lesões nos atletas. Leão dispensou esse serviço, assim como fez no Palmeiras no ano passado, quando rejeitou o fisiologista Ivan Piçarro. O time do Parque Antarctica teve incidência maior de lesões quando perdeu seu fisiologista. O Fortaleza não terá o zagueiro Alan e o volante Dude, suspensos. Entram Dezinho e Bruno Barros e Jorge Mutt será deslocado para o meio-de-campo.
Em São Paulo - Palmeiras X Goiás
O goleiro Marcos pode finalmente voltar ao gol do Palmeiras, contra o Goiás, no Palestra Itália, às 19h30. Ele foi relacionado para a partida graças a uma contusão de Sérgio, que vinha sendo o reserva de Diego. Marcos, que não atua desde 16 de julho, pode até começar jogando (Vilar não confirmou quem será o titular).
Em Porto Alegre - Grêmio X Figueirense
Sem abandonar a luta pelo título brasileiro a apenas sete rodadas do final da competição, o Grêmio vai a campo e enfrenta o Figueirense, às 20h30, no estádio Olímpico. A ordem para os donos da casa é vencer. Na quarta colocação, o time tem a missão de descontar oito pontos de diferença para o líder São Paulo em 21 possíveis.
Em São Caetano - São Caetano X Fluminense
Em alerta pela delicada situação que vivem, São Caetano e Fluminense vão a campo em confronto direto pela sobrevivência na Série A. O confronto, que acontece no Anacleto Campanella às 21h45, opõe os desesperados paulistas (que precisam de ao menos três rodadas para conseguir deixar a zona de rebaixamento) aos cariocas (que lutam para não ser ultrapassados pela Ponte Preta e jogados na região do descenso).
Em Caxias do Sul - Juventude X Santos
Sete meses e nove dias depois de ter vencido pela última vez fora de São Paulo (3 a 1 contra a URT, na Copa do Brasil), o Santos precisa derrotar o Juventude, às 21h45, para manter a mínima possibilidade de conquistar o título. A grande esperança é Reinaldo, que voltou a jogar bem, depois de se recuperar de uma artroscopia no joelho esquerdo.
No Rio de Janeiro - Flamengo X Santa Cruz
O Flamengo enfrenta o Santa Cruz, às 19h30, no Maracanã. O time da Gávea tenta se consolidar na zona intermediária da tabela, enquanto a equipe pernambucana luta para sair da última colocação. O técnico Ney Franco tem pelo menos três desfalques: não poderá contar com os zagueiros Fernando e Renato Silva, além do atacante Obina, todos suspensos.