Em Puerto Ordaz
Em confronto de equipes que fazem parte da chave do Brasil, o Chile venceu o Equador por 3 a 2, de virada, ontem, no estádio Cachamay, em Puerto Ordaz, nas estréia das duas equipes na Copa América. O Equador saiu na frente logo aos 16min do primeiro tempo. Valencia recebeu bola na direita e invadiu a área para dar um leve toque, por cobertura, e abrir o placar. Os chilenos empataram aos 20 min. Suazo fez boa tabela na entrada da área e chutou forte, sem defesa para o goleiro Mora. Mas os equatorianos voltaram a ficar na frente do marcador apenas dois minutos depois. Após bola alçada na área, a zaga chilena não conseguiu cortar e Benítez apareceu para cabecear a bola quase em cima da linha do gol. O Chile virou o jogo no segundo tempo. Aos 35 min, Suazo recebeu bola dentro da área, matou no peito e finalizou sem chances para o goleiro. Aos 41 min, o meio-campista Valdivia sofreu falta bem cobrada por Villanueva: 3 a 2.
Em Maracaibo
Apontada como a principal favorita ao título da Copa América, a Argentina estréia hoje na competição, contra os Estados Unidos, às 21h45 (de Brasília), para tentar acabar com um jejum de 14 anos sem títulos. Desde 1993, quando conquistaram a Copa América do Equador, os bicampeões mundiais não vencem um torneio de grande expressão. Naquela ocasião, o time foi dirigido pelo mesmo técnico atual, Alfio Basile.
Para voltar a vencer uma grande competição, ele conta com a ótima fase de seus dois maiores jogadores: Lionel Messi e Juan Román Riquelme, garantidos para a partida. A única mudança em relação ao time que vinha treinando é a entrada do atacante Hernán Crespo no lugar de Carlitos Tevez.
Os Estados Unidos, depois de fazerem uma péssima Copa do Mundo, reformularam a equipe e trocaram o experiente técnico Bruce Arena pelo novato Bob Bradley. O começo foi bom: o time conquistou a Copa Ouro, no último domingo, em cima do México, gol do volante Benny Feilhaber, filho de americanos nascido no Rio e torcedor do Botafogo.
Em Maracaibo
Paraguai e Colômbia estréiam hoje na Copa América em um jogo que pode ser decisivo para as pretensões dos dois times na competição. Num grupo que conta ainda com a favorita Argentina e o jovem time dos Estados Unidos, candidato a saco de pancadas, o vencedor da partida marcada para as 19h30 (de Brasília) dará um passo importante para chegar à segunda fase.
O técnico da Colômbia, Jorge Luís Pinto, formado na Alemanha, só tem uma dúvidas de ordem tática, entre Domínguez e Marín, no meio-de-campo. "Seremos protagonistas e vamos buscar a chegada à decisão", avisa o treinador, que confirmou o atleticano Ferreira como titular.
No Paraguai, com elenco bastante mudado em relação aos últimos anos, a ordem é jogar ofensivamente, segundo o técnico argentino Gerardo Martino tem duas apenas duas dúvidas para escalar a equipe, ambas pelo lado esquerdo: Cabañas ou Santana na armação, e Morel Rodríguez ou Torres na lateral.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas