Em São Paulo
São Paulo 2 x 0 Flamengo
O São Paulo venceu ontem o Flamengo por 2 a 0, no estádio do Morumbi, após amargar três empates consecutivos no Campeonato Brasileiro. Com a vitória, decretou ainda a primeira derrota do rubro-negro carioca no returno.
Motivado pela derrota do líder Grêmio para o Goiás em casa, anteontem, o time paulistano ganha fôlego ao bater um rival direto na briga pelo G4. Agora, o São Paulo soma 42 pontos, enquanto o Flamengo tem 40.
O time da casa foi a campo com André Lima no ataque, no lugar de Borges, que sentiu dores no tornozelo nos últimos treinamentos. Hernanes, que estava com a seleção brasileira, reforçou o São Paulo e fez dupla de volantes com Jean, que se firmou na posição e colocou Richarlyson no banco.
A partida teve uma primeira etapa truncada, que se encaminhava para terminar em igualdade. Mesmo fora de casa, o Flamengo foi ousado e começou dando trabalho para a defesa são-paulina, mas não o suficiente para abrir o placar. Até que, aos 43 minutos, Zé Luis cruzou na área e, após furada de André Lima, Dagoberto empurrou para a rede do goleiro Bruno.
O gol não intimidou o Flamengo, que voltou para a etapa final novamente exercendo mais pressão. Mas voltou a bobear e, em outro cruzamento de Zé Luis, Hugo subiu sozinho e fez o segundo gol e selou a vitória são-paulina, aos 15 minutos.
Em Santos
Santos 2 x 1 Fluminense
O Santos venceu ontem o confronto contra seu ex-técnico Cuca, que agora comanda o Fluminense. O time da baixada santista bateu a equipe carioca por 2 a 1, na Vila Belmiro, e deixou novamente a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
No final do primeiro tempo, o artilheiro Kléber Pereira do Santos entrou na área e chutou na saída do goleiro para abrir o placar. O segundo gol foi feito pelo meio-campista Bida, que marcou pela primeira vez com a camisa do Santos. Em cobrança de escanteio, ele subiu mais que a zaga e ampliou. Nos acréscimos do segundo tempo, o Fluminense ainda descontou com o volante Romeu, que bateu de fora da área e contou com desvio da zaga para enganar o goleiro Douglas.
Com a vitória, o Santos vai a 29 pontos. O time das Laranjeiras fica com 25 e permanece no descenso para a Série B. As duas equipes, que já conquistaram o Brasileiro em outras temporadas, agora lutam para escapar da zona da degola.
Santos e Fluminense também se equivalem no segundo turno. Ambos entraram em campo invictos há cinco partidas -duas vitórias e três empates, para os dois lados.
Na próxima rodada, o Santos viaja a Goiânia, para enfrentar o Goiás, no sábado. Simultaneamente, no Maracanã, o Fluminense tem o Coritiba pela frente.
No Recife
Sport 5 x 0 Figueirense
Atual campeão da Copa do Brasil e já classificado para a Taça Libertadores da América, o Sport comprovou ontem o seu bom momento no Campeonato Brasileiro ao golear o Figueirense por 5 a 0, na Ilha do Retiro, no Recife. O time soma agora 38 pontos.
Logo aos 3 minutos do primeiro tempo, Roger puxou o contra-ataque pernambucano e bateu cruzado, abrindo o placar. Aos 28 minutos um gol de falta de Júnior Maranhão e, no segundo tempo, mais três, de Roger, Wilson e Sandro Goiano. O Figueirense tem 28 pontos e começa a se preocupar com a zona de rebaixamento.
No Rio
Botafogo 1 x 2 Internacional
O Botafogo não perdia no Campeonato Brasileiro havia 11 jogos. Mas ontem a invencibilidade foi para o espaço com a derrota para o Internacional, por 2 a 1, no Engenhão. Apesar do tropeço, o time alvinegro permanece na quarta posição, com 42 pontos, 6 a mais que o rival de Porto Alegre, 11º colocado, que ainda sonha com a classificação para a Libertadores e conseguiu a segunda vitória consecutiva no Brasileirão.
O Internacional surpreendeu o Botafogo no primeiro tempo. Marcou forte, neutralizou o rival e também atacou. Em resumo: foi melhor e mereceu ir para o vestiário com o placar favorável de 1 a 0. O gol saiu aos 28 minutos num lance de persistência de Nilmar.
Ele correu bastante para cruzar a bola perto da linha de fundo e deu certo: achou na pequena área o meia-atacante Alex, que só tocou para a rede e silenciou o Engenhão, numa tarde fria no Rio.
O Botafogo deu sinais claros que sentiu os desfalques de Carlos Alberto e Túlio, suspensos. O time alvinegro, apesar do esquema com três atacantes, não foi tão agressivo como de costume. Faltou criatividade ao meio-campo, e mais competência na hora de finalizar.
Aos 5 minutos do segundo tempo o argentino D'Alessandro fez um belo gol. Aplicou um drible desconcertante no volante Leandro Carvalho, e chutou rasteiro: Internacional 2 a 0.
Em meia às vaias da torcida, revoltada com a apatia da equipe, o Botafogo descontou com André Luis, aos 13 minutos, após passe de Jorge Henrique.
Em Belo Horizonte
Cruzeiro 0 x 1 Palmeiras
A 25ª rodada do Brasileiro não poderia ter sido melhor para o Palmeiras. A derrota do líder Grêmio no sábado e a vitória palmeirense ontem, sobre o até então vice-líder Cruzeiro, deixou Vanderlei Luxemburgo animado. "Estamos vivos na competição", disse o técnico, após o duro combate no Mineirão. Diego Souza fez o gol da vitória paulista, aos 42 do primeiro tempo.
O treinador sabia que uma derrota em Belo Horizonte deixaria o Palmeiras longe do título. Agora, a apenas três pontos do Grêmio e com confronto direto com os gaúchos no dia 9 de novembro, pela 34ª rodada, no Palestra Itália , as chances palmeirenses de ser campeão cresceram bastante. "Vamos trabalhar para incomodar."
Experiente, Luxemburgo sabe quais jogos o time precisa ganhar para não deixar a taça escapar. A derrota para o Sport, na rodada anterior, foi doída, ainda mais por ter sido no Palestra Itália, mas um tropeço ontem poderia ter trazido conseqüências piores. O Cruzeiro, afinal, é um dos candidatos ao título.
Em 2003, quando dirigia o Cruzeiro, ganhei do Santos em casa e fora. Em 2008, o Palmeiras repetiu essa fórmula de sucesso de Luxemburgo. No primeiro turno do campeonato, no Palestra Itália, derrotou o Cruzeiro por 5 a 2. Ontem, no Mineirão, nova vitória, por 1 a 0.
Contra o Grêmio, o Palmeiras conseguiu bom empate em Porto Alegre. E no dia 9 de novembro, no Palestra Itália, não pode pensar em tropeço diante de seu maior rival na corrida pelo título. "O Grêmio ainda tem a vantagem. Daqui pra frente cada jogo é uma decisão", avisou Luxemburgo.
O trabalho realizado durante a semana em Atibaia, no interior de São Paulo, teve reflexos no jogo deste domingo. Os jogadores do Palmeiras entenderam bem o que Luxemburgo havia pedido e colocaram em prática no Mineirão.
"Nossa semana foi bem proveitosa. Fizemos quatro trabalhos táticos para um dos nossos jogos mais importantes do ano", disse o técnico. "Os jogadores estão de parabéns."
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast