Mais uma vez ovacionado pela torcida brasileira, Roger Federer fez o que se esperava dele neste sábado (8) e derrotou em grande estilo o francês Jo-Wilfried Tsonga por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/3, em sua segunda exibição em São Paulo, na série Gillette Federer Tour.
Diante do Ginásio de Ibirapuera quase lotado, o suíço exibiu boa parte de seu arsenal técnico, mostrando apresentação superior em relação à derrota para Thomaz Bellucci na quinta-feira, e se divertiu em quadra, interagindo com o público, que respondia imediatamente aos seus apelos e golpes marcantes.
Em 1h39min de duelo, Federer levantou a torcida com jogadas de efeito, entre smashes e deixadinhas, bolas aceleradas no fundo de quadra e fulminantes subidas à rede. Animado, pedia a aprovação da torcida após golpes geniais e "regia" à "ola" nas arquibancadas. Diante de uma marcação duvidosa da arbitragem, pediu a troca de um dos juízes de linha, com um sorriso maroto no rosto.
Com este embalo, faturou a primeira quebra de saque logo no primeiro game. Mais consistente, administrou a vantagem até perder o serviço no décimo. Sem aliviar, Tsonga mantinha o mesmo nível de Federer, o que valorizava a exibição. O suíço, porém, se impôs no tie break e venceu o set inicial.
Antes sisudo, Tsonga passou a se soltar no segundo set. Dançou em quadra, brincou com um dos pegadores de bola e até rebolou para a torcida, ao se agachar para amarrar o cadarço do tênis. Mas, mesmo com seu potente saque, que chegava a 224 km/h, o francês perdeu o serviço por duas vezes na segunda parcial.
Perto da derrota, o atual número oito do mundo desacelerou e adotou postura mais descontraída. Após devolução indefensável de Federer, o francês sentou no fundo da quadra e entregou sua raquete para um pegador de bola, que teve o privilégio de sacar três vezes contra o suíço.
Sem esconder o cansaço, em razão do calor intenso dentro do ginásio, Federer repetiu a "estratégia" do francês e foi substituído por outro pegador de bola, também sem sucesso. De volta ao jogo, após a brincadeira, converteu seu terceiro match point e sacramentou a vitória.
Federer encerrará a visita ao Brasil neste domingo, em sua terceira exibição no Ibirapuera. Às 18 horas, entrará em quadra para enfrentar o alemão Tommy Haas. Antes, a partir das 16 horas, Thomaz Bellucci vai duelar com o espanhol Tommy Robredo.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião