O Palmeiras jogou para o gasto e venceu o Figueirense neste domingo, por 2 a 1, em Florianópolis. Com o resultado, o Verdão soma 36 pontos e chega momentaneamente à zona de classificação da Copa Libertadores da América, na quarta posição da tabela do Brasileirão.
Já o Figueira ficou em uma situação bastante delicada. Com mais uma derrota, o time catarinense ficou mais próximo da zona do rebaixamento. Confira a seguir os próximos compromissos dos dois times no Nacional.
Palmeiras ganha vaga no G4
O Figueirense foi superior no primeiro tempo, com mais volume de jogo. O time catarinense criou mais oportunidades no ataque, chegando por muitas vezes ao gol de Diego Cavalieri com muito perigo, como aconteceu aos 11 minutos. Peter fez bela assistência para Fernandes que, na cara do gol, chuta à queima-roupa, obrigando o goleirão palmeirense a fazer bela defesa. Mas quem a briu o placar foi o Verdão, na primeira grande chance que recebeu. Luís Henrique desceu pela direita e cruzou na medida para Valdívia. O chileno chutou de primeira e a bola entrou no canto esquerdo de Wilson. Carlinhos ainda tentou cortar, mas não conseguiu evitar o primeiro gol do Palmeiras.
O gol não intimidou a equipe catarinense, que seguiu pressionando a defesa alviverde nos minutos seguintes. Mas acabou faltando eficácia nas finalizações.
- Eles estão saindo muito rápido e às vezes nos complicam - alertou Valdívia no intervalo de jogo.
Para evitar uma surpresa no segundo tempo, o Palmeiras recomeçou a partida com todo gás, mandando uma bola na trave logo no primeiro minuto da etapa complementar. Cruzamento da esquerda e Luís Henrique cabeceia no travessão de Wilson! Aos 6 minutos, o Verdão perdeu uma chance incrível de ampliar o placar. Luís Henrique recebeu sozinho na área , driblou o goleiro e chutou para o gol. Chicão cortou em cima da linha...
A velha máxima do futebol então se fez presente. Quem não faz, toma. O Palmeiras teve duas chances ótimas para fazer o segundo gol mas desperdiçou. O Figueira não perdoou. Aos 20 minutos do segundo tempo, os catarinenses conseguiram o empate. Carlinhos recebeu bola de Peter e lançou Jean Carlos na área. A zaga parou, o atacante driblou Diego Cavalieri e mandou a bola para a rede: 1 a 1.
No embalo do gol, a equipe catarinense partiu para cima, na busca da virada. Mas pecou nas conclusão da jogada. Na marca dos 25 minutos, Jean Carlos arrancou pela esquerda e arriscou para o gol, mas chutou para fora, raspando a trave de Diego.
O Palmeiras foi sufocado pelo ataque do Figueira. Aos 33, Frontini arriscou um chute e acertou a trave. E era uma investida atrás da outra, não houve descanso para os zagueiros palmeirenses.
E se o ditado valeu para o Palmeiras minutos antes, serviu também para o Figueira, que apesar das muitas investidas no ataque após o gol de empate, não foi efetivo em nenhuma. Max, que tinha acabado de entrar no lugar de Edmundo, colocou o Verdão novamente em vantagem no marcador. Wendell ganhou disputa com Asprilla e cruzou para Max, sozinho, chutar para dentro do gol. Palmeiras 2 a 1.