A ideia do Paraná tanto para o primeiro semestre, quando disputa o Campeonato Paranaense e a Copa do Brasil, quanto para a segunda metade da temporada, quando fica apenas com a Série B do Brasileirão, é de mesclar experiência com juventude. Mas o planejamento do técnico Luciano Gusso é poupar os "velhinhos" em algumas partidas para que possam render mais.
Os experientes Marcos (goleiro, 38), Cleiton (zagueiro, 33), Ricardo Conceição (volante, 30), Lúcio Flávio (meia, 35) e Rodrigo Tosi (atacante, 31) formam a base da equipe titular para a disputa do Estadual. O restante é formado com jovens formados na base paranista.
"Gostaríamos de contar com eles [veteranos] para todas as partidas, mas a gente sabe da dificuldade de isso acontecer. Tem jogos consecutivos e, em determinadas partidas ,quem sabe a gente possa tirá-los para que tenham o melhor rendimento possível na competição. Não é nada definido, mas é possível que em alguns jogos a gente tire esses jogadores", analisa Gusso.
Nas quatro primeiras rodadas, o Paraná atua em Curitiba três jogos na Vila Capanema e o clássico diante do Atlético, na Arena da Baixada. Esses duelos acontecem em um intervalo de 13 dias entre 31 de janeiro e 12 de fevereiro.
A partir daí, diferente das outras edições, acontece uma folga. Em 2015, o Campeonato Paranaense não terá rodada durante o Carnaval, voltando a ter jogos somente no dia 22 de fevereiro. Na 5ª, 6ª e 7ª rodada também é considerada tranquila, pois acontecem partidas com uma semana de diferença. Viagens longas, como para Cascavel e Foz do Iguaçu, ficaram de fora pela tabela os dois duelos ocorrem em Curitiba.
Na reta final da primeira fase, apenas um dos quatro jogos ocorre no esquema quarta-domingo. Depois disso, o volume de jogos aumenta. A estreia na Copa do Brasil, diante do Jacuipense é no dia 1º de abril, três dias depois do clássico contra o Coritiba, pela última rodada do Estadual. Passando para a segunda fase dos dois torneios, o que deve acontecer sem sustos, o Paraná começa a fase de mata-mata, intercalando com a competição nacional.
- Arma em potencial, pau de selfie deve ser banido dos estádios
- Entenda como joga o Paraná de Luciano Gusso
- Paraná demonstra otimismo mesmo sem gols no primeiro teste
- Reforços do Paraná tentam apagar fracassos pela dupla Atletiba
- Paulo Henrique busca as pazes com a balança antes de estrear pelo Paraná
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões