Londrina com meta ousada
Oscilando entre a 26ª e a 22ª posição desde que a Timemania foi criada, o Londrina quer mais. De acordo com o presidente do clube, Peter Silva, o objetivo é chegar entre os 20 primeiros ao final de 2009. "Estamos com uma série de ações agendadas e queremos levar o nosso time a estar entre os mais bem classificados".
Atualmente a dívida londrinense é de aproximadamente R$ 4 mil por mês. "Como recebemos cerca de R$ 9 mil, já diminuímos o prazo de 20 anos para 10. Se ficarmos entre os 20 este ano, passaríamos a ganhar uns R$ 60 mil por mês e tenho certeza de que em três anos, quitaríamos os débitos e passaríamos a receber os valores merecidos".
Peter Silva revela à Gazeta do Povo Online que está prestes a fechar uma parceria com a Caixa para aumentar ainda mais o número de apostas. "Teremos uma reunião para assinar essa parceria. Trabalhamos junto com as loterias e a comunidade. Teremos placas da Timemania no estádio do Café e também no nosso banner de imprensa já no mês que vem". (ELK)
Coritiba em 20º e Atlético Paranaense em 21º. Se o "campeonato" da loteria Timemania acabasse hoje, o Furacão estaria rebaixado e o Coxa escaparia por muito pouco. É claro que o ano de 2009 está longe de acabar, mas se quiserem se manter entre os 20 clubes que terão acesso a uma verba maior em 2010, a dupla Atletiba terá que se esforçar bastante.
A partir do ano que vem os clubes irão receber o repasse de verbas oriundas da Timemania, obedecendo ao ranking dos mais bem colocados em 2009. Ou seja, quem ficar entre os 20 clubes que mais receberam apostas no "Time do Coração" este ano, poderá dividir 65% do valor que é destinado aos clubes. Para se ter uma idéia da diferença, clubes que ficarem entre as posições 21 e 40, terão que dividir apenas 25% e os times que ficarem no grupo 3 dividirão 8% da verba.
No acumulado de 2009 (até o concurso 48, de 25/01), o Coxa está na 20ª posição com 37.211 apostas, o que corresponde a 1,16% do total. O Furacão vem logo atrás com 37.090 apostas (1,16%), na 21ª posição. Os outros representantes do Paraná na loteria são Londrina (26º, com 29.431 apostas) e o Paraná (50º, com 20.537 apostas).
Lançada no início de 2008, a Timemania ainda não caiu no gosto dos torcedores brasileiros. Seja pelo preço da aposta (R$ 2), seja pela premiação baixa comparando com a Mega Sena, que paga muito mais, por um valor de aposta mais baixo a loteria não tem chamado muito atenção para os clubes de futebol. Os valores repassados aos clubes servem para que se quitem débitos com o INSS e o Governo Federal. Se o valor mensal recebido pelo clube ficar abaixo do que o valor devido (essa dívida já foi calculada e parcelada), a sobra vai para os cofres do clube.
Clubes preocupados
Atlético
Para o presidente do Conselho Administrativo do Atlético, Marcos Malucelli, a situação inspira cuidados. "É preocupante essa nossa colocação. Já nos preocupava quando estávamos em 30º, mas agora que saímos do grupo principal, ficou ainda pior. Temos que terminar o ano entre os 20, sem sombra de dúvidas", disse, em entrevista à Gazeta do Povo Online.
Malucelli garante que um novo projeto para alavancar o número de apostas está em estudo. "Está com nosso departamento de marketing. Estamos preocupados desde já, porque o dinheiro da Timemania tem sido muito importante para as nossas finanças", explicou, sem revelar detalhes do projeto. Hoje o Furacão recebe mensalmente cerca de R$ 85 mil. "Nossa dívida parcelada é de cerca de R$ 40 mil, portanto conseguimos pagar tudo".
Coritiba
No Coritiba o discurso é o mesmo. A situação atual do clube preocupa, mas um novo projeto pretende aumentar o número de apostas. "Estamos estudando uma campanha com o marketing para melhorar esses números. Ainda não tenho as estratégias definidas, mas em breve teremos novidades", falou o presidente do Conselho Administrativo do Coritiba, Jair Cirino.
Apesar de não revelar os valores recebidos pelo Coxa, Cirino afirma que a ajuda tem sido fundamental. "Se não fosse pela Timemania, não só o Coritiba, mas todos os clubes teriam dificuldades de quitar esses débitos".
Para incentivar os apostadores, neste sábado (31) o clube vai abrir seu estádio para que os torcedores possam acompanhar o último treino antes do clássico contra o Atlético (domingo, às 19h). O ingresso será uma aposta válida da Timemania, com o Coritiba assinalado como "clube do coração". O Atlético também já usou este tipo de marketing e a solução parece uma das melhores para se atingir os torcedores.
Paraná
Atualmente o Paraná Clube recebe uma verba melhor que a do Coritiba, pois quando a loteria foi lançada, o Coxa estava na Série B e o Paraná na A. Se não melhorar até o final do ano, o tricolor será rebaixado para o terceiro grupo na divisão de cotas e vai receber menos ainda. "Tínhamos uma expectativa muito maior, assim como todas as equipes, mas infelizmente os números não têm se mostrado muito otimistas", falou o vice-presidente do tricolor, Márcio Vilela.
Para ele a loteria em si não empolgou. Mesmo assim, o clube tem investido em marketing para melhorar a colocação da equipe. "O formato do jogo e a divulgação oficial decepcionaram um pouco. Fazemos ações continuamente para divulgar a Timemania. Temos equipes dentro do estádio, placas e acordo com lotéricas. Estamos fazendo o possível". O objetivo do Paraná é ficar no grupo intermediário, entre o 21º e o 40º clube no ranking de apostas.
Como apostar?
No volante de apostas da Timemania existem 80 números e 80 clubes. Você escolhe dez números e marca um "time do coração". Sete números são sorteados e se você tiver de três a sete acertos, ganha um prêmio em dinheiro. Se acertar o time do coração, você ganha o valor da aposta (R$ 2), de volta.
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