Em entrevista ao jornal o "Globo", o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que está em Joanesburgo, na África do Sul, fez um alerta ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Segundo o dirigente, o país não pode perder tempo, pois poderá ser prejudicial à organização do evento. Para Valcke, não há um único estádio brasileiro em condição e citou o Morumbi, que tem de ser trabalhado rapidamente.
"O Brasil sabe organizar seu campeonato, seus jogos internacionais, mas a Copa é um evento diferente. O Morumbi não pode perder tempo. Lá, há falta de espaço para área de TV, para os convidados. Perder tempo pode ser fatal", disse o dirigente, que conta com 30 funcionários da Fifa na África do Sul para gerenciar as obras da Copa de 2010.
Valcke disse que o país não pode esperar terminar o torneio na África, no próximo ano, e depois arregaçar as mangas para o trabalho.
"O Brasil quer tudo pronto em dezembro de 2012, mas não há um único estádio em condição para 2014. Eu acredito que isso irá acontecer se vocês não esperarem para começar a trabalhar apenas quando terminar a Copa de 2010. Se vocês começarem desde já, resolvendo logo as questões de arquitetura e os acordos com as cidades, não tenho dúvida que poderão iniciar as construções até junho de 2010 e ter tudo pronto em 24 meses", alertou.
Secretário quer ver a final da Copa no Maracanã
Segundo o dirigente, é ainda cedo para falar em abertura e final do Mundial no Brasil, porém deixou escapar que o Rio de Janeiro receberá a decisão do torneio.
"Ainda é cedo para definir porque há vários critérios a serem cumpridos. Essa é uma pergunta para se fazer ao Ricardo Teixeira. Mas se você me disser que a final de 2014 não será realizada no Maracanã, algo estará errado. Esse é o ponto de vista de Jêrome Valcke, não do secretário: se não for no Rio, algo estará errado", explicou.
Além de elogiar o Maracanã, Valcke revelou que está ansioso para conhecer o projeto do estádio carioca. Segundo o secretário, seria um sonho ir a uma final de Copa do Mundo no Maracanã.
"Um dos projetos que gostaria de ver em breve é o do Maracanã, porque é um estádio de exceção. Quem não gostaria de estar pelo menos uma vez no Maracanã? Quem não gostaria de ir a uma final de Copa do Mundo? Esse é um sonho. Espero que a reforma do Maracanã seja grandioso, porque é único do mundo", finalizou.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast