Já não é mais novidade a contratação de jogadores tendo como única referência jogadas e gols compilados em um DVD. O último a ganhar vaga em um grande clube brasileiro assim foi o uruguaio Horácio Peralta, do Flamengo. Em São Paulo, uma mulher é a maior responsável em transformar atletas medianos em craques: Paula Horiye, que há 12 anos produz fitas a pedido de jogadores.
Por R$ 200, qualquer perna-de-pau sai da "Jiro Produções", empresa de Paula, com um DVD resumindo seus melhores lances na carreira.
- A gente só pega as coisas boas, as ruins não entram. Faço mais de 100 fitas por mês - diz, completando: Se pegar uma fita de um jogo só do Ronaldinho Gaúcho, dá para tirar uns 20 lances e fazer um DVD. Mas, por outro lado, se pega de um time pequeno, às vezes não tira nada.
Jogadores famosos também já usaram os serviços de Paula, que começou no negócio resumindo a carreira do ex-jogador Roberto Cavalo. Ela conta que já fez DVD para atletas da seleção, como Kaká e Robinho.
- Tem jogador que quer a fita com seus melhores lances para guardar. Não é todo mundo que usa isso para conseguir negociação. O melhor trabalho que eu já fiz foi para o Marcelinho Carioca, uma homenagem em seu aniversário. Foram dois DVDs com gols e jogadas lindas dele. Levei 45 dias para terminar - conta, acrescentando que ficou amiga de vários jogadores e recebe presentes, como camisas dos clubes.
Se o trabalho fosse só com os craques, Paula ficaria feliz. Porém, ela diz que às vezes é impossível fazer um resumo com o que há de melhor de alguns atletas.
- Tem jogador que não dá fita de dois minutos. Uma vez um não gostou do DVD e veio aqui reclamar, dizendo que jogava bem. Sentei com ele em frente à televisão e mostrei a partida, dizendo que ele não jogou nada! - lembra.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião