Uma grande atuação do atacante Roque Santa Cruz garantiu ao Paraguai uma importante vitória por goleada em sua estréia no Grupo C da Copa América. O camisa 9 marcou três gols nos 5 a 0 sobre a Colômbia, no Estádio José Pachencho Romero, em Maracaibo. Cabañas fez os outros dois.
O resultado deixa os paraguaios bem na fita para a seqüência da competição, já que o Grupo C é considerado um dos mais fortes (tem ainda Argentina e Estados Unidos). A Colômbia se complicou e terá de empatar pelo menos com os argentinos para não depender de resultados de seleções de outros grupos.
O Paraguai começou um pouco melhor e, logo no início, assustou com uma cabeçada do atacante Roque Santa Cruz. Os colombianos trataram de equilibrar o jogo e, com a marcação adiantada, neutralizaram o ataque adversário.
Colômbia perde pênalti
Num lance bobo, no lado direito da área, a Colômbia teve a chance de abrir o marcador, aos 27. Ferreira, do Atlético-PR, foi derrubado por Riveros na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Domínguez bateu fraco e Villar defendeu no canto direito.
Empolgado, o Paraguai aproveitou o bom momento e fez 1 a 0. Em rápido contra-ataque, aos 29, Santa Cruz saiu na cara do goleiro Calero e mandou para a rede na saída do rival.
A partir daí, o jogo seguiu equilibrado até o intervalo. Rodallega ainda teve uma chance, após boa jogada de Viáfara, mas a bola resvalou na zaga paraguaia e foi para fora, longe do gol de Villar.
Gol-relâmpago no segundo tempo enterra colombianos
No segundo tempo, logo na saída de bola, o Paraguai fez seu segundo gol. Roque Santa Cruz recebeu lançamento longo, ganhou fácil do experiente Iván Córdoba na corrida e mandou para a rede, novamente na saída do goleiro Calero.
A Colômbia acusou o golpe e demorou a se reerguer. O jogo seguiu em banho-maria, apesar de o técnico colombiano, Jorge Luis Pinto, ter tirado o volante Domínguez e lançado o meia Torres.
Com a entrada de Marín no lugar de Arizala na lateral esquerda, a Colômbia ganhou um pouco mais em movimentação. Edixon Perea chegou a ter duas boas chances antes dos 25 minutos, mas não conseguiu converter em gol.
Sem forçar muito, o Paraguai se aproveitou da passividade colombiana e ampliou aos 34 minutos. Santa Cruz, novamente ele, aproveitou cruzamento da direita feito por Bonet e, livre, mandou de cabeça para a rede.
Cinco minutos mais tarde, já sem o atacante do Bayern de Munique em campo, Cabañas, artilheiro da Libertadores pelo América do México, bateu firme e fez 4 a 0. Aos 42, o atacante voltou a marcar, em rápido contra-ataque concluído com um belo toque na saída do goleiro Calero.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião