O Paraguai vai caminhando a passos largos rumo à classificação para a Copa do Mundo de 2010. A seleção recebeu o Peru em Assunção nesta quarta-feira e venceu por 1 a 0, chegando a 23 pontos, cada vez mais líder das Eliminatórias. Agora o time paraguaio está sete pontos à frente de Brasil e Argentina, que ainda jogam e podem somar 19 pontos ao fim da rodada. O Peru, por sua vez, continua como o pior time do classificatório, e ocupa a lanterna, com sete pontos. Ambas as seleções só voltam a jogar pelas Eliminatórias em março de 2009.
Desde os primeiros minutos, a partida em Assunção já mostrava que não seria das melhores. Os times entraram dispostos, mas os muitos erros impediam que boas jogadas fossem criadas. Aos quatro minutos, o atacante Cabañas recebeu lançamento na área, dominou e tentou o arremate, que Butrón saiu para abafar. Apesar da boa chegada do Paraguai, o árbitro brasileiro Salvio Fagundes parou o lance assinalando impedimento.
O Peru chegou aos nove minutos, quando Fano pegou o cruzamento da esquerda de primeira. O bonito voleio, no entanto, foi sem direção, e o chute saiu por cima. A disposição maior dos peruanos para atacar fez o jogo ficar aberto, com as duas equipes subindo ao ataque. E foi na base da vontade que os anfitriões quase abriram o placar aos 21, em bola alçada na área que a zaga paraguaia tentou cortar e jogou contra a própria meta obrigando Villar a fazer boa defesa.
Com o Peru se defendendo bem, o Paraguai só conseguia levar perigo em jogadas de bola parada. Foi assim que Valdez quase conseguiu vencer Butrón. O atacante desviou a cobrança de falta de Barreto, mas o goleiro espalmou e ainda pegou o rebote de Cabañas. A primeira etapa seguiu morna, com os times contentes em levar o empate para o intervalo.
No segundo tempo, o Paraguai voltou pressionando, se aproveitando do fator casa para tentar se isolar ainda mais na liderança das Eliminatórias. Aos 16 minutos, duas cobranças de escanteio levaram muito perigo à meta de Peru. Julio Cáceres cabeceou a primeira e Butrón fez bela ponte para espalmar à linha de fundo. Na segunda, a bola ficou viva na área e Valdez pegou de puxeta, na frente do gol, para marcar. Mas o goleiro peruano apareceu de novo e fez uma defesa segura.
A partir da segunda metade da etapa final, o Peru optou por se retrancar e sair apenas em contra-ataques. O Paraguai, por sua vez, apesar de não mostrar a qualidade que o levou à liderança, pressionava cada vez mais o adversário. Na base da raça, o time anfitrião chegou à vitória aos 36 minutos do segundo tempo.
Em lance complicado, com seguidas rebatidas na área, o atacante Benítez chegou batendo de bico para inaugurar o marcador. Como dois paraguaios foram juntos na jogada, ficou a impressão de que o autor do gol estava em posição irregular. O Paraguai, que não tem nada a ver com isso, comemorou mais uma vitória em casa e termina 2008, no mínimo, com quatro pontos de vantagem na liderança das Eliminatórias.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Deixe sua opinião