Para se tornar tetracampeã mundial na Alemanha, a Itália se concentrou em sete jogos pelo período aproximado de um mês. Para chegar à Libertadores, o Paraná passará por sua Copa do Mundo particular. A partir de hoje, quando enfrenta o Cruzeiro, às 20h30, no Mineirão, o clube terá sete compromissos decisivos em 31 dias.
O tiro curto da reta final do Brasileiro e a importância das partidas motivaram o técnico Caio Júnior a comparar a série com a Copa. Na segunda-feira, quando o elenco se reapresentou após a goleada por 4 a 0 sofrida para o Atlético, no sábado, a comissão técnica ministrou uma palestra aos jogadores ressaltando exatamente o caráter de decisão das próximas rodadas.
"Para nós, conquistar a vaga na Libertadores será como um título de Copa do Mundo", explica o treinador, que já considera ter uma conquista no comando paranista. "Escapar da Segunda Divisão em 2002 já foi um título, e por isso o Paraná está na elite até hoje", celebra.
A única diferença entre a tabela do Tricolor no Nacional e a disputa entre seleções está na ausência de uma fase de grupos. No Mundial da Vila Capanema todos os duelos são mata-mata. Afinal, os sete adversários que enfrentarão os paranistas ainda têm objetivos bem claros na competição.
A Raposa (hoje), o Vasco (dia 8) e o Santos (dia 11) são postulantes à Libertadores; o Palmeiras (domingo) e o São Caetano (no dia 26) lutam contra o rebaixamento; por fim, o Internacional (dia 19) e o São Paulo (3/12) brigam pelo título.
"São decisões que não voltarão. Até por termos confrontos diretos, são resultados importantíssimos", avisa o técnico. "Quero que os times de baixo comecem a pontuar para incomodar nossos adversários também", diz ele, sobre os cruzamentos ainda existentes até o fim do campeonato.
Mesmo motivados pelo novo espírito, os tricolores tentam esquecer as últimas duas apresentações. Nos tropeços contra Flamengo e Atlético, o Paraná parecia estar com a alma do Mundial. Só que a alma da seleção brasileira de Carlos Alberto Parreira.
"A palestra do Caio levantou o astral novamente. É hora de esquecer o que passou e pensar daqui para a frente", conta o volante Pierre. "Ganhamos cinco dos últimos sete jogos, por isso temos de estar animados", diz o meia Batista.
O treinador manterá o sistema com três zagueiros em Belo Horizonte. Eltinho e Alex serão as novidades nas alas. No meio, Batista forma o trio de volantes com Beto e Pierre. Já no ataque, segue a dupla Cristiano e Leonardo.
Na TV: Cruzeiro x Paraná, às 20h30, no Premiere F.C.
Em Belo Horizonte
CruzeiroFábio; Luizão, Teco e Júlio César; Gabriel, Fábio Santos, Léo Silva, Élson e Leandro; Wagner e Jonathas.Técnico: Osvaldo de Oliveira.
ParanáFlávio; Gustavo, Neguette e Edmilson; Alex, Pierre, Beto, Batista e Eltinho; Cristiano e Leonardo.Técnico: Caio Júnior.
Estádio: Mineirão. Horário: 20h30. Árbitro: Washington José Alves de Souza (AM). Auxs.:Gilbert Ferreira Costa e Djalma Silva de Souza (AM).
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião