Quando voltou de Fortaleza, logo após o jogo com o Ceará, no sábado, o Paraná percebeu que sua bagagem estava mais pesada. Poderia ser reflexo dos três pontos conquistados em cima dos cearenses. No entanto, a culpa não foi do bom resultado fora de casa, mas do polêmico gol que garantiu o triunfo paranista.
A mão do atacante Wellington Silva, além criar de muita confusão, poderá levar o jogador a julgamento. O STJD deve decidir, até o fim desta semana, se irá denunciar o atleta no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva por "assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva". A pena prevista é de 1 a 10 jogos.
Segundo o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, porém, o risco de uma punição é abaixo do normal. "A avaliação está sendo feita, mas o André Lima (que fez um gol com a mão em agosto, no empate entre Botafogo e Corinthians) também não foi denunciado. Os casos são diferentes, mas denunciar o Wellington agora ficaria um pouco incoerente. Mesmo assim a gente está avaliando, porque a cena foi muito escandalosa", disse.
Até agora, a única certeza é de que o árbitro do confronto, o alagoano Charles Hebert Cavalcante Ferreira, será indiciado. Ele poderá pegar entre 30 e 120 dias de suspensão por "não aplicar as regras da modalidade". Já o pedido de impugnação do jogo, feito pelo Ceará, parece fora de questão. "A base de uma impugnação tem de ser erro de direito ou corrupção, o que inicialmente não vislumbramos nesse caso", explica Schmitt.
Por enquanto, a posição paranista se resume a esperar uma possível denúncia. Para o advogado do clube, Alessandro Kishino, as agressões contra o zagueiro Gabriel, no intervalo da partida, é que devem ser levadas a julgamento.
"O fato mais grave foram as agressões. Fizemos até um boletim de ocorrência. Esse tipo de coisa não pode acontecer".
* * * * *
Interatividade
Wellington Silva merece ser punido por ter feito o gol com a mão?
Escreva para arquibancada@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Gazeta Esportiva.
* * * * *
Hit na internet (fotos)
O gol de mão de Wellington Silva foi protagonista nas discussões sobre futebol nos últimos dias e não demorou a se reproduzir pela internet. Nas comunidades de torcedores do Paraná no Orkut, internautas fizeram inúmeras montagens combinando a cena do camisa 9 tricolor espalmando a bola para dentro do gol com diferentes situações, como uma cortada de vôlei de praia, uma raquetada em uma quadra de tênis, uma tentativa de toco no astro do basquete Kobe Bryant e, até mesmo, um balé aquático de Wellington Silvas.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião