Terceira força do futsal na região Sul, o Paraná está recorrendo a estratégias distintas para superar Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dois pólos nacionais da modalidade, na Taça Brasil, que será disputada de hoje a domingo, em Cascavel. Enquanto o time da casa se uniu a um rival da região para formar uma equipe mais forte, o Umuarama aposta na base que conquistou o bicampeonato estadual, há dez dias.
A fusão entre Cascavel e Marechal para a Taça Brasil é apontada como a única maneira de o time da região Oeste do estado classificar-se para a fase final do torneio, de 16 a 20 de dezembro, em Jaraguá do Sul (SC). A decisão foi tomada logo após as duas equipes serem eliminadas na semifinal do Campeonato Paranaense.
"Decidimos unir as equipes e formar um quadro forte para conquistar a vaga na Taça Brasil. No ano que vem seremos adversários novamente", explica Pedrinho Muffato, diretor do Cascavel.
A estréia cascavelense será às 20h05 de hoje, contra o Pelotas. A equipe continua sendo dirigida por Nei Victor, no cargo desde 1997. "Temos boas chances de conquistar a vaga. Temos jogadores com muita qualidade", diz.
A diretoria do Cascavel/Marechal contratou reforços importantes, como Leandro, fixo que veio do Joinvile, Marlon, fixo do Beltrão, e Thiago "Bolinha", pivô do Maringá, artilheiro do Paranaense 2008.
A estréia mais aguardada é a de Leandro, capitão do Cascavel na conquista do tricampeonato estadual, entre 2003 e 2005. "Ele é um jogador diferenciado, de primeira linha", comemora Nei Victor.
No Umuarama, a expectativa é aproveitar a recente conquista do título estadual para conquistar a regional Sul da Taça Brasil. Justamente por isso a única contratação para a competição foi forçada por contusão. O goleiro reserva Rogério Paulista está machucado, o que obrigou a diretoria a acertar com Éder, do Francisco Beltrão.
Segundo o técnico Paulinho Cardoso, os jogos contra Joinville, hoje, às 21h45, e Cascavel, amanhã, às 20h05, serão fundamentais para que a equipe consiga, pela primeira vez, classificação à fase final da Taça Brasil.
6 por uma vaga
A regional Sul do torneio conta com a participação de seis equipes (Cascavel, Umuarama, Joinville, Pelotas, Florianópolis e Horizontina), que se enfrentam em turno único, de hoje a domingo. Somente o vencedor do hexagonal avança para a fase final do torneio, em Jaraguá do Sul (SC). Já estão classificados para essa etapa o Jaraguá, o Horizonte (CE) e o Ananindeua (PA). Outras quatro vagas estarão em disputa ao longo do mês de novembro.
Na TV
Cascavel x Pelotas, às 20h05, na Paraná Educativa.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ