Boni, Doni, Marlon, Leandro, Bolinha (em pé, da esq. para a dir.) e Dilvo: Cascavel ficou mais forte após a fusão com Marechal.| Foto: César Machado/ Vale Press

Terceira força do futsal na região Sul, o Paraná está recorrendo a estratégias distintas para superar Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dois pólos nacionais da modalidade, na Taça Brasil, que será disputada de hoje a domingo, em Cascavel. Enquanto o time da casa se uniu a um rival da região para formar uma equipe mais forte, o Umuarama aposta na base que conquistou o bicampeonato estadual, há dez dias.

CARREGANDO :)

A fusão entre Cascavel e Marechal para a Taça Brasil é apontada como a única maneira de o time da região Oeste do estado classificar-se para a fase final do torneio, de 16 a 20 de dezembro, em Jaraguá do Sul (SC). A decisão foi tomada logo após as duas equipes serem eliminadas na semifinal do Campeonato Paranaense.

"Decidimos unir as equipes e formar um quadro forte para conquistar a vaga na Taça Brasil. No ano que vem seremos adversários novamente", explica Pedrinho Muffato, diretor do Cascavel.

Publicidade

A estréia cascavelense será às 20h05 de hoje, contra o Pelotas. A equipe continua sendo dirigida por Nei Victor, no cargo desde 1997. "Temos boas chances de conquistar a vaga. Temos jogadores com muita qualidade", diz.

A diretoria do Cascavel/Marechal contratou reforços importantes, como Leandro, fixo que veio do Joinvile, Marlon, fixo do Beltrão, e Thiago "Bolinha", pivô do Maringá, artilheiro do Paranaense 2008.

A estréia mais aguardada é a de Leandro, capitão do Cascavel na conquista do tricampeonato estadual, entre 2003 e 2005. "Ele é um jogador diferenciado, de primeira linha", comemora Nei Victor.

No Umuarama, a expectativa é aproveitar a recente conquista do título estadual para conquistar a regional Sul da Taça Brasil. Justamente por isso a única contratação para a competição foi forçada por contusão. O goleiro reserva Rogério Paulista está machucado, o que obrigou a diretoria a acertar com Éder, do Francisco Beltrão.

Segundo o técnico Paulinho Cardoso, os jogos contra Joinville, hoje, às 21h45, e Cascavel, amanhã, às 20h05, serão fundamentais para que a equipe consiga, pela primeira vez, classificação à fase final da Taça Brasil.

Publicidade

6 por uma vaga

A regional Sul do torneio conta com a participação de seis equipes (Cascavel, Umuarama, Joinville, Pelotas, Florianópolis e Horizontina), que se enfrentam em turno único, de hoje a domingo. Somente o vencedor do hexagonal avança para a fase final do torneio, em Jaraguá do Sul (SC). Já estão classificados para essa etapa o Jaraguá, o Horizonte (CE) e o Ananindeua (PA). Outras quatro vagas estarão em disputa ao longo do mês de novembro.

Na TV

Cascavel x Pelotas, às 20h05, na Paraná Educativa.