Lanterna do Brasileiro, precisando de 8 vitórias em 11 jogos para escapar do rebaixamento e pressionado pelos torcedores, que foram ao aeroporto "recepcionar" os jogadores após a 15.ª derrota na competição. O Santa Cruz tinha tudo para ser o adversário dos sonhos. Mas é visto com grande preocupação pelo Paraná, que enfrenta o Tricolor pernambucano, às 16 horas, no Arruda.
O duelo no Recife é o segundo de uma série contra equipes ameaçadas de rebaixamento. Na quarta-feira, o Tricolor bateu a Ponte Preta, por 2 a 0, na Vila Capanema. Goiás (dia 15) e Flamengo (18), ambos em Curitiba, fecham a seqüência.
Para os jogadores paranistas, o fato de o Santa Cruz não ter muito a perder no campeonato dificulta ainda mais a partida. O exemplo do duelo com a Macaca, quando o placar só foi definido na parte final do confronto, reforça a tese.
"Na fase ruim em que estão, eles não têm motivos para deixar de vir com tudo para cima da gente. Isso pode ser perigoso", pondera o meia Batista. "Pode ter certeza de que vai ser um dos jogos mais difíceis até aqui", reforça o lateral direito Peter.
Por outro lado, a necessidade de conseguir a mesma pontuação conquistada até o momento (24) nas 11 rodadas que restam para fugir do rebaixamento, exerce uma pressão muito grande sobre o Santa. Na sexta-feira, torcedores foram ao aeroporto agredir os jogadores Wílson Surubim e Márcio Mixirica na volta da delegação do Rio de Janeiro, onde o Santa perdeu para o Botafogo, na quinta.
Na opinião do técnico Caio Júnior, o fator psicológico pode ser muito bem utilizado para chegar à vitória. Antes da viagem para o Nordeste do país, o treinador trocou o discurso de que "enfrentar o Santa Cruz é tão difícil quanto o São Paulo" por palavras mais otimistas.
"O 3 a 0 que eles sofreram foi muito forte. Estão com uma responsabilidade muito grande de ganhar para não piorar ainda mais. Por isso acho que é jogo para vitória", destaca o treinador.
Se conseguir os três pontos, o Paraná pode até chegar à terceira posição da tabela. Para isso, terá de torcer por derrotas de Inter e Santos para São Caetano e Grêmio, respectivamente.
Machucados, o lateral-esquerdo Edinho, o centroavante Leonardo, o meia Gerson e o volante Beto estão fora do jogo. Já os zagueiros Émerson e Neguette retornam após suspensão. Caio Júnior deve retomar o esquema com três defensores e Cristiano será o único atacante, com Sandro e Maicosuel no setor de armação de jogadas.
- Na TV: Santa Cruz x Paraná, às 16 horas, no Premiere F.C.
* * * * * * *
No RecifeSanta Cruz x Paraná
Santa CruzGuto; Osmar, Adriano, Zé Adriano (Sidraílson) e Paulo Rodrigues; Bruno Lança, Augusto Recife, Júnior Maranhão e Jorge Henrique; Nenê e Márcio Mixirica (Edson Di) Técnico: Fito Neves.
ParanáFlávio; Gustavo, Émerson (Edmilson) e Neguette; Peter, Pierre, Batista, Sandro, Maicosuel e Eltinho; Cristiano. Técnico: Caio Júnior.
Local: Arruda. Horário: 16 horas. Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa- RJ). Auxs.: Milton Otaviano dos Santos (Fifa-RN) e Marcos Tadeu Peniche Nunes (RJ).
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Deixe sua opinião