A vitória do Vasco sobre o Palmeiras (3 a 0), pela abertura da 30.ª rodada do Brasileiro, deixou o Paraná com a obrigação de manter o aproveitamento de 100% em seu estádio no jogo de hoje, às 16 horas, contra o Flamengo. O quarto triunfo seguido na Vila manterá o Tricolor com a segura vantagem de cinco pontos sobre o Bacalhau, primeiro time fora da zona de classificação à Libertadores.
Todos no clube reconhecem a necessidade de não deixar o time da Colina se aproximar. Até o fim do campeonato, a equipe de Caio Júnior enfrentará os três concorrentes diretos por uma vaga fora de casa: Vasco, Cruzeiro e Santos.
Apesar da pressão para conseguir o resultado contra o Mengo, o treinador tricolor mantém a tranqüilidade. Na opinião de Caio, seu time depende apenas de si na briga por um lugar no torneio.
"Quem precisa se preocupar são as equipes que estão atrás na tabela. Os outros é que têm de passar a gente. Nós vamos manter a tranqüilidade porque dependemos só de nós mesmos", afirma.
Entre os jogadores, há um certo entusiasmo pelo fato de restarem quatro compromissos em casa exatamente o número de partidas a ganhar para seguir entre os cinco primeiros.
"Sabemos que precisamos continuar fazendo a lição de casa. A Vila Capanema tem sido favorável e queremos mantê-la assim", conta o volante Pierre. "Nos jogos na Vila nosso pensamento é só vitória", diz o lateral-direito Peter.
Se depender dos matemáticos, o Paraná só perde a posição na faixa de classificação ao continental por um colapso. Tristão Garcia, do site Infobola, aponta 75% de chances, já o site Chance de Gol crava em 74%.
Mesmo assim, Caio Júnior não quer ver ninguém achando que a vaga está garantida. O treinador se concentra nos 12 pontos que ainda precisam ser conquistados.
"Em 2002 assumi o Paraná com 80% de chance de rebaixamento e o time não caiu. Os números mudam a cada rodada e é necessário fazer eles valerem no campo", avisa.
O cansaço do Fla, que viajou por 23 horas seguidas após perder para o América, em Los Angeles, não é visto com otimismo na Vila.
"Isso é relativo. Se ficarmos pensando que eles vêm cansados, podem vir e correr muito mais do que imaginamos", afirma o centroavante Leonardo, que retorna ao time após três rodadas se recuperando de uma contusão na coxa esquerda. O lateral-esquerdo Edinho também volta, recuperado de uma pubalgia. Caio Júnior não anunciou oficialmente, mas Maicosuel deve ficar no banco.
Em Curitiba
Paraná x Flamengo
Paraná
Flávio; Gustavo, Émerson e Neguette; Peter, Pierre, Batista, Sandro e Edinho; Leonardo e Cristiano.Técnico: Caio Júnior.
Flamengo
Bruno; Rodrigo Arroz, Marlon e Ronaldo Angelim; Marcelinho, Léo, Toró, Léo Medeiros, Vinícius Pacheco e André; Fabiano Oliveira.Técnico: Ney Franco.
Estádio: Vila Capanema. Horário: 16 horas. Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa SP). Auxs.: Ednilson Corona e Ana Paula da Silva Oliveira (Fifa SP).
Na TV: Paraná x Flamengo, às 16 horas, na RPC (interior do estado) e no Premiere F.C.
Deixe sua opinião