A vitória do Vasco sobre o Palmeiras (3 a 0), pela abertura da 30.ª rodada do Brasileiro, deixou o Paraná com a obrigação de manter o aproveitamento de 100% em seu estádio no jogo de hoje, às 16 horas, contra o Flamengo. O quarto triunfo seguido na Vila manterá o Tricolor com a segura vantagem de cinco pontos sobre o Bacalhau, primeiro time fora da zona de classificação à Libertadores.

CARREGANDO :)

Todos no clube reconhecem a necessidade de não deixar o time da Colina se aproximar. Até o fim do campeonato, a equipe de Caio Júnior enfrentará os três concorrentes diretos por uma vaga fora de casa: Vasco, Cruzeiro e Santos.

Apesar da pressão para conseguir o resultado contra o Mengo, o treinador tricolor mantém a tranqüilidade. Na opinião de Caio, seu time depende apenas de si na briga por um lugar no torneio.

Publicidade

"Quem precisa se preocupar são as equipes que estão atrás na tabela. Os outros é que têm de passar a gente. Nós vamos manter a tranqüilidade porque dependemos só de nós mesmos", afirma.

Entre os jogadores, há um certo entusiasmo pelo fato de restarem quatro compromissos em casa – exatamente o número de partidas a ganhar para seguir entre os cinco primeiros.

"Sabemos que precisamos continuar fazendo a lição de casa. A Vila Capanema tem sido favorável e queremos mantê-la assim", conta o volante Pierre. "Nos jogos na Vila nosso pensamento é só vitória", diz o lateral-direito Peter.

Se depender dos matemáticos, o Paraná só perde a posição na faixa de classificação ao continental por um colapso. Tristão Garcia, do site Infobola, aponta 75% de chances, já o site Chance de Gol crava em 74%.

Mesmo assim, Caio Júnior não quer ver ninguém achando que a vaga está garantida. O treinador se concentra nos 12 pontos que ainda precisam ser conquistados.

Publicidade

"Em 2002 assumi o Paraná com 80% de chance de rebaixamento e o time não caiu. Os números mudam a cada rodada e é necessário fazer eles valerem no campo", avisa.

O cansaço do Fla, que viajou por 23 horas seguidas após perder para o América, em Los Angeles, não é visto com otimismo na Vila.

"Isso é relativo. Se ficarmos pensando que eles vêm cansados, podem vir e correr muito mais do que imaginamos", afirma o centroavante Leonardo, que retorna ao time após três rodadas se recuperando de uma contusão na coxa esquerda. O lateral-esquerdo Edinho também volta, recuperado de uma pubalgia. Caio Júnior não anunciou oficialmente, mas Maicosuel deve ficar no banco.

Em Curitiba

Paraná x Flamengo

Publicidade

Paraná

Flávio; Gustavo, Émerson e Neguette; Peter, Pierre, Batista, Sandro e Edinho; Leonardo e Cristiano.Técnico: Caio Júnior.

Flamengo

Bruno; Rodrigo Arroz, Marlon e Ronaldo Angelim; Marcelinho, Léo, Toró, Léo Medeiros, Vinícius Pacheco e André; Fabiano Oliveira.Técnico: Ney Franco.

Estádio: Vila Capanema. Horário: 16 horas. Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa – SP). Auxs.: Ednilson Corona e Ana Paula da Silva Oliveira (Fifa – SP).

Publicidade

Na TV: Paraná x Flamengo, às 16 horas, na RPC (interior do estado) e no Premiere F.C.