O Paraná está a cerca de 90 minutos de fazer história. Se passar pelo Atlético-MG nesta quarta-feira (31), a partir das 21h45, no Independência, o Tricolor se classificará para as quartas de final da Copa do Brasil, alcançando sua melhor campanha na história da competição.
FICHA TÉCNICA: Veja as prováveis escalações de Atlético-MG e Paraná
Em outras quatro oportunidades, em 1995, 1996, 1998 e 2002, o Tricolor até chegou às quartas de final. Porém, devido ao formato da competição, nestas ocasiões foi preciso deixar apenas três oponentes pelo caminho. Nesta temporada, o time paranista já eliminou quatro adversários (São Bento, Bahia, ASA-AL e Vitória) e, se passar pelo quinto, estará definitivamente na história do clube como o melhor desempenho desde que o torneio foi criado, em 1989.
TABELA: Confira os jogos da Copa do Brasil
“É o jogo do ano, o jogo da vida. Esse é o espírito. A chave já está virada da Série B para a Copa do Brasil. Eu fiz uma pesquisa ontem e se nós passarmos vamos nos igualar à melhor campanha da história do clube. Só isso já basta para sabermos o quanto esse jogo é importante”, analisa o técnico Cristian de Souza, citando apenas o fato de chegar as quartas de final e ignorando a quantidade de jogos em cada competição.
“O Paraná tem de ser corajoso. Já no vestiário do Alfredo Jaconi no sábado (27) eu disse isso para os jogadores. Nós temos de atacar também e jogar com consciência”, cobra o comandante, citando a indignação com a derrota para o Juventude pela Segundona.
Além de marcar com orgulho o ressurgimento do clube em jogos contra times da elite nacional, a possível classificação também será refletida nos cofres. Avançar renderá R$ 1,19 milhão como premiação, o que será somado aos R$ 3,4 milhões que o Paraná já recebeu por chegar às oitavas de final do torneio mata-mata. Este valor somado é praticamente igual ao que o clube recebe por toda a Série B.
Ainda está em jogo também uma valorização do clube e dos atletas paranistas, o que pode render ainda mais dinheiro para o Tricolor em futuras vendas. Um aspecto que também mexe com os atletas.
“Para nós jogadores é muito importante termos essa visibilidade nacional. É uma valorização sem fronteiras para os atletas. O Atlético-MG tem um dos melhores elencos do futebol brasileiro na atualidade”, destacou o zagueiro e capitão Eduardo Brock.
“Conseguir passar de fase cria uma força enorme para a Série B e também Copa do Brasil, até pelo respeito dos adversários”, acrescentou o defensor.
Para o Paraná se classificar basta um empate, já que o primeiro jogo acabou com vitória paranista por 3 a 2. O Galo precisa de uma vitória por um gol de diferença, desde que o Tricolor só faça no máximo um gol. Um 3 a 2 para os mandantes leva a disputa para os pênaltis e um 4 a 3 , por exemplo, classifica os paranaenses.