O Paraná enfrenta o Internacional, nesta terça-feira (3), às 20h30, na Arena da Baixada, pela 28ª rodada da Série B, em um jogo para entrar com destaque nos 27 de história do clube. Veja quatro motivos que justificam a importância do duelo:
>> Leia também
Recorde do Paraná na Baixada está nas mãos de cambistas e sócios
Paraná inicia diante do Inter série de duelos decisivos pelo acesso à elite
Saiba quanto Atlético, Paraná e investidor lucraram com jogo na Arena
1 - Público recorde
O Tricolor promete quebrar o recorde de público da Baixada, estádio do rival Atlético. O maior registro da Arena foi na Copa do Mundo de 2014: 39.375 pessoas no duelo entre Espanha e Austrália. Já o Rubro-Negro tem como melhor marca na sua própria casa 35.396 pagantes e 38.020 no total, diante do Flamengo, no Brasileirão de 2016.
TABELA: Veja a classificação e os jogos da Série B
Todos os ingressos foram vendidos, mas o recorde ainda depende do comparecimento da torcida no estádio. O público pode ser ainda o terceiro maior da história do Paraná. Os dois primeiros são 41.995, contra o Corinthians, e 38.336 diante do São Paulo, ambos em 1994, no Couto Pereira.
A final da Copa Sul, em 1999, diante do Grêmio, considerada por tricolores como a principal marca, não tem registro oficial. A estimativa foi de 50 mil pessoas.
2 - Acesso à Série A
O resultado em campo será decisivo para o Tricolor seguir firme no G4. O Paraná está na 3.ª posição, com 46 pontos. Mas a distância para o Ceará, 5.º na tabela, é de apenas um ponto. Depois do duelo contra o Internacional, restarão apenas mais 10 jogo para definir a competição.
3 - Autoestima da torcida
Já são 10 anos na Segundona. E durante quase todo o período, o clube fez campanhas pouco expressivas, chegando a flertar com o rebaixamento. A exceção foi 2013, quando arrancou bem, mas por causa de salários atrasados a campanha desandou no segundo turno. Neste ano, o Paraná tem chance real de voltar à elite e despertar o orgulho adormecido na torcida.
4 - Parceria entre Paraná e Atlético
O aluguel da Baixada é um marco de aproximação entre os rivais após anos de divergências entre as diretorias. O sucesso foi tamanho que o Paraná já cogita mandar na Arena outros jogos da Segundona.
Ficha técnica
Paraná: Richard; Cristovam, Iago Maidana, Eduardo Brock e Igor; Gabriel Dias, Vinicius Kiss (Jhony), Renatinho e João Pedro; Robson (Vitor Feijão) e Alemão. Técnico: Matheus Costa.
Internacional: Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Danilo Silva, Léo Ortiz e Uendel; Rodrigo Dourado (Charles), Nico López, Edenílson (Felipe Gutiérrez), Camilo (D’Alessandro) e Eduardo Sasha; Leandro Damião. Técnico: Guto Ferreira.
Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho (SP), auxiliado por Daniel Paulo Ziolli (SP) e Daniel Luis Marques (SP).
Transmissão: Premiere.
Fique de olho
Renatinho
Artilheiro tricolor na Série B com nove gols e goleador do elenco na temporada com 18 bolas na rede, Renatinho será fundamental para o Paraná vencer o líder da competição.