A paixão pelo futebol vai além das quatro linhas. Sergio Luiz Lacerda, de 27 anos, e Cesar Mugnaga, de 29, deixaram suas vidas de lado em Curitiba para representar o Paraná no Fanáticos, um game show do canal Esporte Interativo. Com o apoio do clube, eles são um sucesso nas redes sociais, principalmente no Twitter, e já chegaram a conseguir mais de 126 mil tweets em um único dia.
Depois de quase três meses de dedicação ao programa, os dois estão na final contra a dupla que representa o Flamengo. A grande decisão acontece nesta sexta-feira (26), às 20h, no Rio de Janeiro, com transmissão do canal de tevê fechado. Basicamente, a atração questiona os participantes sobre conteúdo relacionado ao time do coração e conhecimentos gerais sobre futebol, históricos e contemporâneos.
>> MERCADO DA BOLA: acompanhe o vai e vem de atletas nos principais clubes brasileiros
>> PARANAENSE 2018: confira a tabela e a classificação do Estadual
É a terceira edição do programa e a primeira em que uma dupla do Paraná está envolvida. Eles iniciaram a caminhada para serem selecionados ainda em novembro, quando gravaram vídeos contando sua paixão pelo Tricolor. “Eles buscavam dois perfis diferentes, um de mais conhecimento e outro ligado com redes sociais e influência digital”, explicou Sergio.
VEJ A ALGUMAS DAS QUESTÕES QUE DESAFIARAM OS PARANISTAS NO PROGRAMA
“O pessoal da produção comentou que nunca viram alguém querer tanto participar do programa quanto eu, pois mandei uns cinco vídeos para eles. Em um deles, inclusive, eu estava um pouco alcoolizado e rolou até uma invasão ao gramado da Vila após nossa derrota para o Oeste, ano passado”, contou Cesar.
Mas a insistência deu tão certo que a dupla foi chamada para a repescagem e conseguiu disputar uma votação na internet contra outras doze duplas. Os tricolores alcançaram mais de 10 mil votos e entraram na fase de grupos do programa.
Com a presença confirmada na edição, ambos iniciaram os estudos para chegar ao Rio de Janeiro com os dados das partidas e de jogadores na ponta da língua. E os resultados vieram logo na primeira fase, quando passaram invictos, com vitórias sobre Cruzeiro, o Internacional e o Corinthians.
Depois, nas quartas de final, superaram as duplas do Vasco, do Fluminense e do Atlético-MG. Já na semifinal, Sergio e Cesar venceram o Flamengo e o Vasco, e foram derrotados apenas pelo Botafogo. As duas vitórias, porém, foram suficientes para eles chegarem à final.
“Entramos na grande final já com a sensação de dever cumprido por termos representado as cores do Paraná Clube da melhor maneira possível. Porém, nada melhor do que a conquista do título para coroar esses meses de dedicação e empenho meu e do Serginho, que é um cara sensacional”, confia Cesar.
Como funciona
O programa testa as duplas com questões específicas sobre o clube do coração. Além disto, avalia o conhecimento dos competidores sobre os adversários brasileiros, a Seleção Brasileira, ligas e atletas de todo o mundo. Provas externas e o apoio dos torcedores nas redes sociais para preencher a “arquibancada virtual” também valem pontos para as duplas.
Os jogadores ficam confinados em uma casa, têm rotinas de gravação, chamadas e entradas ao vivo no Facebook do Esporte Interativo, além do programa ao vivo, que vai ao ar de segunda a sábado, às 20h. Entre uma gravação e outra, a dupla tira um tempo para seguir estudando.
“Ao contrário do que muitos pensam, eles não nos passam possíveis materiais que devemos estudar. Então, tentamos cercar o maior número de assuntos possível. É ter a sorte de cair uma pergunta que você estudou”, explicou Sergio. “Temos muitas gravações que tomam tempo, entradas ao vivo no Facebook duas vezes por dia e chegamos nos estúdios para gravar ao vivo sempre duas horas antes. Então, nosso período de estudo fica bem apertado. Antes de sair para os estúdios e durante a madrugada, são os momentos em que mais estudamos”, completou.
Clube e torcida mobilizados
Desde o início da competição, Sergio e Cesar tiveram a ajuda das mídias sociais do Paraná e conquistaram a torcida paranista, que comprou a ideia e passou a se mobilizar nas redes sociais nos dias em que a dupla participava do programa, principalmente no Twitter.
Em um único dia, por exemplo, a dupla chegou a conseguir 126 mil tweets com a hashtag #FanáticosParaná. Eles só não bateram o recorde de tweets, porque a dupla do Flamengo, que disputa a final com eles, chegou a mais de 150 mil postagens.
“É surreal. A torcida comprou nossa ideia e tornou nosso título no programa uma realidade. A coisa mais bacana é estar recebendo mensagens de paranistas que estão se unindo com a família, juntando os amigos para torcer e se divertir com o programa”, contou Sergio.
“Esse tsunami que foi nossa torcida no Fanáticos 3, provou mais uma vez que é o maior patrimônio do nosso clube. Confesso que sabíamos que a nossa torcida compraria nossa briga, mas não com tanta intensidade como foi durante o programa. Foi muito emocionante mesmo, como a torcida nos abraçou de forma incrível, que faltam palavras para agradecer essa galera”, declarou Cesar.
Se vencerem a edição três do Fanáticos, Sergio e Cesar ganharão uma viagem com tudo pago para assistir a um jogo da Champions League. A grande decisão ocorre nesta sexta-feira (26), às 20h, no canal Esporte Interativo.
Confira algumas perguntas relacionadas ao Tricolor que foram feitas para a dupla Sergio e Cesar
Na sua estreia no Brasileiro de 1997, o Paraná bateu o Sport por 2 a 1. Quem fez os dois gols do Tricolor?
Caio Júnior
Em 1993, na sua estreia na Série A do Brasileiro, o Paraná venceu quantos jogos?
Seis jogos
Na campanha do título paranaense de 2006, o Paraná enfrentou o Coritiba duas vezes. Qual foi o placar do 2º jogo?
Paraná 3 x 0 Coritiba
O artilheiro do Paraná no Brasileiro de 2004 foi Galvão. Quantos gols ele marcou?
15 gols
Quantos pontos o Paraná somou na fase de grupos da Libertadores de 2007?
Nove pontos
Quantos gols o Paraná marcou na soma dos dois jogos contra o Santa Cruz, pela semifinal da Série B de 1992?
Quatro gols
VEJA TAMBÉM:
>> COPA DO BRASIL: confira o chaveamento completo do torneio
>> MERCADO DA BOLA INTERNACIONAL: siga a janela de transferências na Europa
>> COPA SUL-AMERICANA: veja todos os confrontos do mata-mata continental
>> LIBERTADORES: veja como ficaram os grupos e os duelos da fase preliminar
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas