Em noite histórica, a torcida do Paraná quebrou o recorde de público da Arena da Baixada na vitória por 1 a 0 sobre o Internacional , na noite desta terça-feira (3), pela 28.ª rodada da Série B. O público do duelo contra o Colorado foi de 39.414 (total) com renda de R$ 1.224.660,00.
Desta maneira, a torcida do Tricolor bate a marca de 39.375 (público total) da partida entre Espanha e Austrália, pela Copa do Mundo de 2014. E também quebra o recorde do Atlético em seu próprio estádio. No Brasileirão de 2016, o Furacão registrou contra o Flamengo público pagante de 35.396 e total de 38.020.
TABELA: Veja a classificação e os jogos da Série B
A marca ainda alça o jogo contra o Inter ao segundo maior público de toda a história do Paraná. Em 1994, o Tricolor registrou 41.995 torcedores contra o Corinthians e 38.336 contra o São Paulo, ambos no Brasileirão. Um dos maiores públicos da história do clube, na final da Copa Sul Minas, em 1999, contra o Grêmio, não teve registros oficiais.
Com roteiro praticamente perfeito, a noite foi inesquecível para a torcida paranista. A grande festa começou ainda antes da partida, nas ruas do entorno da Baixada. A maior parte dos tricolores chegou com antecedência ao jogo e a ansiedade era alta.
Já dentro do estádio, a celebração foi completa: bandeirões, mosaico e até mesmo a Gralha Azul, mascote do clube, atravessando o gramado e brincando com os tricolores. Todos embalados pela festa promovida pela torcida organizada Fúria Independente, que coloriu de branco o setor da rua Buenos Aires e comandou os incentivos.
“Foi uma festa linda. Só temos a agradecer. Em dois dias foram 40 mil ingressos vendidos. O que é isso?! Não consigo explicar a emoção torcida paranista, eu amo vocês!”, declarou o volante Gabriel Dias.
“É um dia inesquecível não para a torcida, mas para nós atletas. É uma vitória que nos dá muita força, nos aproxima ainda mais do nosso torcedor. Vamos seguir em busca do objetivo que é o acesso”, promete o atacante Alemão.
Após o apito inicial, a torcida jogou junto com o time. Pressionou a arbitragem, sofreu prendendo a respiração nos lances de perigo do Inter e explodiu no gol do zagueiro Iago Maidana.
Além dos torcedores, jogadores do Tricolor como o goleiro Marcos, o volante Leandro Vilela e o meia Guilherme Biteco sofreram junto com a torcida. Eles assistiram ao jogo em um setor das arquibancadas reservado ao clube. Logo acima, na área de imprensa, acompanharam a partida o presidente Leonardo Oliveira e o executivo de futebol, Rodrigo Pastana.
A Baixada, por sua vez, assumiu a identidade do Paraná, colorindo os painéis de LED nas cores vermelho, azul e branca e ressoando o hino do clube. Agora, fica a expectativa de um retorno do Paraná ao estádio ainda nesta Série B. Segundo o investidor Carlos Werner, responsável pela compra dos direitos do jogo contra o Inter, já existem conversas preliminares com a diretoria do Atlético para uma nova locação da Baixada.
“A torcida foi fundamental para a vitória. Nós estamos tratando cada jogo como uma final. Agora vamos para a próxima final”, confia o goleiro Richard. Na próxima rodada, o Paraná recebe o Criciúma, daqui a 10 dias, sexta-feira (13), às 20h30, na Vila Capanema.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”