Com 99% de chances de rebaixamento, o Paraná poderia ter se recuperado no Brasileirão 2018 assim como o Ceará. As duas equipes eram vistas como as grandes candidatas a cair para a Série B, mas os cearenses conseguiram se recuperar e já estão fora da zona de rebaixamento. Enquanto isso, o Tricolor está a 11 jogos sem vencer e está a 11 pontos do próprio Vozão e do primeiro time fora da ZR.
A parada para a Copa do Mundo foi determinante para as duas equipes. Desde a 13.ª rodada, quando o Alvinegro estava na lanterna, as campanhas dos dois clubes refletem no momento atual da classificação.
>> TABELA BRASILEIRÃO 2018: confira os resultados e próximos jogos
Desde então, os paranaenses somam uma vitória, três empates e nove derrotas. Apesar da saída de Rogério Micale e a chegada de Claudinei Oliveira no comando técnico, o aproveitamento é de 15,3%.
Apesar de nenhum número ser bom, surpreende a campanha fora de casa. A visita do Paraná é ótima para os mandantes: nos sete jogos fora de casa deste período, o Tricolor conseguiu perder todos.
O problema maior é que o triunfo também não é comum dentro da Vila Capanema. Tirando a vitória sobre o América-MG, são outros três empates e duas derrotas – retrospecto que desanima a torcida ainda mais.
Evolução dentro de casa
Do outro lado, os cearenses conquistaram seis vitórias, quatro empates e três derrotas com o técnico Lisca, resultando no aproveitamento de 56,4% dos pontos. Além de se fortalecer dentro de casa, o Ceará já conquistou duas vitórias como visitante: contra o próprio Paraná e contra o Flamengo.
Já dentro do estádio Presidente Vargas, os nordestinos tiveram apenas um revés, além de quatro vitórias, dois empates.
Com ânimos completamente diferentes, Paraná e Ceará voltam a campo no próximo domingo (23). Às 11h, o Vôzão encara o Grêmio em Porto Alegre. Já às 16h, o Tricolor faz o clássico contra o Atlético.
Confira o lance a lance e a ficha técnica de Grêmio x Paraná Clube
***
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo